Flamengo
Raio-X: a campanha do Flamengo na temporada 2023; veja números
O Flamengo encerrou a temporada 2023, com três técicos, eliminações decepionantes e sem vencer títulos.
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo encerrou a temporada 2023, com três técicos, eliminações decepionantes e sem vencer títulos. No Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro terminou na qurta colocação, atrás de Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG. Já competições de mata-mata, a equipe foi eliminanda nas oitavas de final da Libertadores para o Olímpia e na Copa do Brasil, foi até a final e perdeu para o São Paulo. Ainda no inico do ano, o Flamengo foi eliminado na semi do Mundial de Clubes, para o Al-Hilal, perdeu a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras e foi vice-campeão no Cariocão para o Fluminense.
Veja os números completos do Flamengo em 2023
- 76 jogos
- 41 vitórias
- 15 empates
- 20 derrotas
- 125 gols marcados
- 80 gols sofridos
O Flamengo não perdia 20 partida em uma temporada desde 2015.
Campeonato Brasileiro
A campanha do Flamengo no Brasileirão foi decepcionante. O time que tem a maior folha salarial do Brasil, terminou na quarta poição, atrás de Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG. Com dois técnicos durante a campanha, Vitor Pereira foi demitido antes do campeonato começar. O melhor aproveitamento da equipe neste Brasileirão, foi com Tite, que venceu 61,1% dos pontos, contra 53,6% de Sampaoli.
Veja os números totais da equipe neste Brasileirão:
- 66 pontos – 4º colocado
- 56 gols maracdos – 4º melhor ataque
- 42 gols sofridos – 8ª melhor defesa
- 57% de posse de bola – 3ª equipe que mais ficou com a bola
- 456 passes certos – 2ª equipe que mais trocou passes por jogo
- 13,1 finalizações por jogo – 12ª equipe em chutes realizados por jogo
- 4,7 finalizações certas por jogo – 6ª equipe que mais acertou chutes por jogo
Libertadores
O Flamengo foi o segundo colocado no Grupo A da Libertadores, atrás do Racing, da Argentina. Outros integrantes do grupo foram Ñublense (Chile) e Aucas (Equador), ambos fazendo suas estreias na copetição Sul-Americana.
O Rubro-Negro acabou eliminado nas oitavas de final, em duelo contra o Olímpia, do Paraguai. Após vencer o primeiro jogo no Maracanã, o Flamengo tomou a virada ao perder por 3×1 fora de casa. Ainda sob o comando de Sampaoli, Bruno Henrique fez gol nos dois confrontos. A curiosidade foi que Pedro estava disponível para as duas partidas e não saiu do banco na eliminção, por opção do treinador.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil foi a grande competição em que o Flamengo ficou mais próximo do título, perdendo apenas na final para o São Paulo. Na campanha, o Flamengo avançou nos duelos contra o Maringá (terceira-fase), Fluminense (oitavas de final), Athletico (quartas de final) e Grêmio (semifinal).
Na grande decisão, o Flamengo foi derrotado no primeiro jogo por 1×0, dentro do Maracanã. Calleri fez o gol do São Paulo naquela partida. Nesta partida, Sampaoli não teve Arrascaeta, lesionada à disposição e escalou o trio de ataque com Bruno Henrique, Pedro e Gabigol. Na volta, a partida terminou empatada em 1×1, com gols de Bruno Henrique e Rodrigo Nestor. O meia uruguiao voltou para o jogo no Morumbi e Gabigol começou no banco.