Botafogo

Raio-X: a campanha do Botafogo na temporada 2023; veja números

Com a perda do título do Brasileirão, o Botafogo enfrentou uma grande queda de rendimento e termina a temporada em baia. Veja números:

Publicado em

O Botafogo encerrou o Brasileirão de forma decepcionante. Foto: Vitor Silva/Botafogo
— Continua depois da publicidade —

De forma amarga, a temporada de 2023 do Botafogo chegou ao fim. Depois de liderar a maior parte do Campeonato Brasileiro, a equipe ficou 11 jogos sem vencer na reta final e terminou apenas na quinta colocação. Com problemas dentro e fora de campo, o Glorioso deve ter uma reformulação no elenco e vai se preparar para disputar a Libertadores no ano que vem.

Com o fim da temporada, o Esporte News Mundo preparou um balanço completo do Botafogo em 2023, com números, estatísticas e momentos marcantes ao longo das competições disputadas pelo clube carioca.

+ Veja mais notícias sobre o Botafogo

Publicidade

Campeonato Carioca

“Comemoração” do elenco na Taça Rio viralizou nas redes sociais. Foto: Reprodução/CazéTV

Desde o início da temporada, o Botafogo foi marcado por bons inícios e quedas de rendimento no final das competições, e no Estadual não foi diferente. Nos primeiros jogos, a equipe engatou uma sequência invicta e venceu o primeiro clássico, contra o Fluminense, mas desmoronou após derrotas para Vasco e Flamengo.

Na última rodada da fase de grupos, uma derrota para a Portuguesa-RJ deixou a equipe, mais uma vez, de fora da fase decisiva do Cariocão. Na Taça Rio, o Botafogo confirmou o favoritismo e conquistou o título ao derrotar Lusa e Audax-RJ, garantindo vaga na Copa do Brasil. No torneio, foram nove vitórias, dois empates e quatro derrotas em 15 partidas.

Copa do Brasil

Botafogo foi eliminado para o Athletico na Copa do Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em meio ao pior momento da equipe no primeiro semestre, o Botafogo quase passou por um vexame na primeira fase da competição. Contra o Sergipe, o Alvinegro só não foi eliminado graças a um gol de empate que saiu aos 55 minutos do segundo tempo, com Adryelson.

Em seguida, o Botafogo aproveitou o embalo e passou por Brasiliense e Ypiranga sem maiores dificuldades. Contudo, nas oitavas de final, a equipe sofreu uma virada para o Athletico no jogo de ida, após estar vencendo por 2×0. Na volta, o Glorioso até venceu, mas foi derrotado nos pênaltis e eliminado. No torneio, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis partidas.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter

Copa Sul-Americana

Na Sula, o Botafogo caiu para o Defensa y Justicia. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Mesmo na era Luís Castro, o Botafogo já demonstrava um rendimento abaixo no torneio continental em relação ao Brasileirão, mas liderou a maior parte da fase de grupos. Na rodada final, um empate inesperado contra o Magallanes, no último jogo comandado pelo técnico português, tirou o time da primeira colocação.

Nos play-offs e nas oitavas de final, o Botafogo não foi brilhante, mas conseguiu eliminar Patronato e Guaraní-PAR. Nas quartas, com muitas críticas ao treinador Bruno Lage, a equipe parou no Defensa y Justicia e foi eliminada da competição. No torneio, foram quatro vitórias, sete empates e uma derrota em 12 jogos.

Campeonato Brasileiro

A derrota apática para o Inter resume o Botafogo do segundo turno. Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo fez um primeiro turno mágico, com incríveis 15 vitórias em 19 jogos, o melhor da história do Brasileirão. A saída de Luís Castro foi um baque que seria sentido no returno, mas a boa fase de Cláudio Caçapa e um início ok de Bruno Lage pareciam dar indícios de que o Alvinegro não perderia o título.

No entanto, tudo foi por água abaixo ao longo do segundo turno. Em baixa com o elenco, Bruno Lage colecionou atitudes controversas e foi demitido ao deixar o artilheiro Tiquinho no banco. Em seu lugar, Lúcio Flávio até venceu as duas primeiras partidas, mas seriam as últimas do Botafogo no torneio. No fim, Tiago Nunes tentou salvar a campanha, mas sequer conquistou uma vitória, e o clube terminou a competição com 11 jogos sem vencer, um recorde nos pontos corridos.

No torneio, foram 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas em 38 rodadas.

Melhor jogador do Botafogo em 2023

Com sobras, Tiquinho Soares foi o artilheiro do Botafogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Tiquinho Soares pode não terminar o ano com tanto prestígio com o torcedor alvinegro, assim como o restante do elenco, mas ainda foi o principal jogador do Botafogo em 2023, sem dúvidas. O atacante mostrou toda a sua qualidade técnica e, além dos gols, também contribuiu para os companheiros e foi peça essencial do time.

No total, foram 29 gols e sete assistências, uma marca não atingida por um jogador do Botafogo há um bom tempo.

Artilharia e líderes em assistências do Botafogo

Eduardo foi vice-artilheiro e líder em assistências. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Como citado acima, Tiquinho Soares é o grande artilheiro do Botafogo nesta temporada, com 29 gols. Bem atrás, Eduardo aparece com 12 gols, sendo o principal articulador da equipe. Em seguida, Victor Sá (8), Júnior Santos (7), Gustavo Sauer (7) e Luís Henrique (6) fecham a lista dos principais goleadores do Glorioso em 2023.

Entre os garçons, cinco jogadores aparecem empatados na liderança do ranking, com sete assistências no total, incluindo o artilheiro Tiquinho entre eles. Eduardo, Victor Sá, Tchê Tchê e Marçal também estão no topo. Di Plácido é quem vem logo atrás, com seis.

Balanço final do Botafogo

71 jogos
35 vitórias
20 empates
16 derrotas
113 gols marcados
62 gols sofridos

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile