Futebol Internacional
Real Betis mira na Ásia visando crescimento internacional
— Continua depois da publicidade —
Os clubes de futebol estão dando crescente relevância à sua imagem no mercado asiático. O maior continente do planeta tornou-se um território indispensável para os clubes espanhóis promoverem suas academias (categorias de base), identificarem novos talentos e criarem novas oportunidades de negócios.
Com esse pensamento, o Real Betis – que aumentou significativamente sua base de fãs internacional nos últimos anos – planeja ir além, através de um plano de internacionalização para aumentar as oportunidades comerciais fora da Espanha. A Ásia, que está experimentando um grande aumento no interesse por futebol, faz parte integrante desse plano.
O interesse gerado pelo LaLiga e a paixão que desperta entre os fãs asiáticos é algo que muitos clubes, incluindo o Betis, estão começando a aproveitar.
Atingindo novos públicos para expandir a base de fãs
Com um departamento internacional estabelecido, o Real Betis está fazendo um esforço conjunto para reforçar sua imagem na Ásia. Seu último passo foi expandir sua oferta digital com a abertura de um novo perfil na rede social Weibo .
A medida foi criada para atrair novos públicos e expandir a base de fãs local, criando conteúdo adaptado aos torcedores chineses. “Do Real Betis, sempre trabalhamos para adaptar nossas estratégias de entrada para cada país, de acordo com os interesses da população local”, disse Ramón Alarcón, diretor geral de negócios do clube.
A China teve um foco particular devido ao crescente público de futebol, e ao trabalho de desenvolvimento e treinamento em que o clube já estava envolvido. “Na China, focamos em cooperar na educação local e no progresso dos jogadores de futebol”, observou Alarcón. “Mantivemos conversas sobre nossa metodologia, e fizemos acordos que são muito benéficos para ambas as partes”.
Como parte deste trabalho, o Real Betis fez parceria em várias ocasiões com a LaLiga e a Associação Chinesa de Futebol (CFA), além de receber membros técnicos da CFA em suas instalações para aprender sobre sua infraestrutura e métodos de trabalho. No ano passado, aconteceu a abertura de um novo campus na província chinesa de Zheijang, parte do programa ‘EscuelaBetis’, que visa educar através do futebol e expandir a marca Betis.
#TodayWePlay no Japão
No Japão, o Real Betis se juntou à iniciativa #TodayWePlay da LaLiga, criada em colaboração com o Instituto Cervantes em Tóquio para aproximar as equipes espanholas dos fãs japoneses, por meio de aulas on-line. O seminário do clube foi realizado por Alarcón na semana passada.
Outros clubes envolvidos incluem RCD Mallorca, SD Eibar, Deportivo Alavés, Villarreal CF, Elche CF, SD Huesca, Cádiz CF e Real Zaragoza, que compartilham tópicos relacionados à história, organização, base de fãs e vínculos de seus clubes com o Japão. Eles continuam os da temporada passada, com os clubes oferecendo uma visão geral da cultura espanhola, incluindo arquitetura, cultura e gastronomia das cidades representadas na competição.
Além dessas sessões, o Real Betis está dando os passos necessários para entender as plataformas e o público japoneses locais. Para esse fim, o clube já possui um perfil oficial no Twitter em japonês, onde hoje tem mais de 8.000 seguidores.