Futebol Internacional
Real Madrid leva susto, mas vence Athletic Bilbao e se aproxima dos líderes no Espanhol
— Continua depois da publicidade —
Em jogo adiantado da 19ª rodada, o Real Madrid derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 1 no Estadio Alfredo di Stefano nesta terça-feira (15).
A vitória foi muito importante para o Real Madrid, que igualou a pontuação dos líderes Real Sociedad (26) e Alético de Madrid (26, dois jogos a menos). Já o Athletic Bilbao manteve os 14 pontos, ocupando por enquanto a 13ª posição.
1º TEMPO
O Real Madrid manteve a maior parte da posse e controlou a partida jogando com um a mais por mais de 70 minutos. Ainda assim, a equipe encontrou dificuldades na criação. Sem a bola, o Bilbao pensou originalmente em adotar a formação 4-4-2 tendo Raúl García e Iñaki Williams recuados para compor as duas linhas.
A primeira chance real da partida foi construída pelos visitantes. Em roubada de bola na pequena área. De Marcos tabelou com Iñaki Williams e acabou caindo dentro da área pedindo pênalti após trombada com Carvajal, que aplicou carga nas costas do adversário. Porém, o lance seguinte seria fatal contra os visitantes.
Com apenas 14 minutos, Raúl García acabou tomando dois cartões amarelos por duas faltas duras em Toni Kroos e acabou sendo precocemente expulso, prejudicando completamente a estratégia defensiva do time basco que passou a ficar mais recuado ao meio-campo, não conseguindo mais subir para marcar.
Os comandados de Zidane tentaram chegar em diversos momentos nos cruzamentos pela esquerda, com bastante participação de Vinícius Júnior. Quando não era possível, a alternativa era inverter o lado, pois o meio estava bastante protegido pelo Bilbao. O Real estava chegando com maior perigo na reta final. Aos 42, no cruzamento fechado de Modric pela esquerda, Vinícius Júnior concluiu de primeira, mas o goleiro Simón tirou no reflexo com as mãos e salvou o Bilbao.
Após 12 finalizações, o gol do Real saiu no final do 1º tempo. Aos 46, Toni Kroos furou a defesa do Bilbao ao chutar de fora da área na sobra com assistência de Vinícius Júnior, no canto do goleiro.
2º TEMPO
Tudo se encaminhava para uma segunda etapa tranquila do time merengue. Porém, a situação voltou a se complicar no empate do Bilbao pouco depois da volta dos vestiários em roubada de bola no contra-ataque, estratégia que se mostrou fatal na primeira conclusão no alvo da equipe basca.
Capa disparou rompendo toda a defesa, passou por Vinícius Junior, De Marcus acompanhou a jogada na direita e deu o passe final para o lateral direito chutar no meio do gol. Courtouis defendeu, mas Capa aproveitou a sobra em desatenção de Varane e Sergio Ramos.
Após ter sido surpreendido, Zidane fez duas alterações para tentar aprimorar a qualidade do passe no campo ofensivo, totalmente controlado pelos merengues: Asensio e Isco entraram nos lugares de Vinícius Júnior e Valverde.
Construído jogadas pelos lados (explorando miais a direita), o Real conseguiu marcar o segundo gol aos 29 do 2º tempo. Recebendo a bola cruzada para trás em cobrança de escanteio, Carvajal levantou na área e Benzema subiu mais que a zaga adversária para concluir.
Na reta final, o Real diminuiu a intensidade para evitar sofrer riscos, enquanto o Bilbao esperava pela grande chance. Aos 39, surgiu a oportunidade com Lekue, que driblou e deixou Mendy no chão para se infiltrar na área pela direita. Ao tentar acionar Iñigo Córdoba, a defesa desviou para escanteio.
Já nos acréscimos, o Bilbao teve a chance do empate aos 47 na chegada de Vesga no 1v1 contra o goleiro Courtois, que parou tudo com uma excelente defesa levantando o braço. No contra-ataque, Modric arrancou e Benzema recebeu na direita para concluir e fechar o placar em 3 a 1
PRÓXIMOS JOGOS
O próximo compromisso do Real Madrid será fora de casa contra o Eibar no próximo domingo (20). Já o Athletic Bilbao volta a campo nesta sexta-feira (18) recebendo o Huesca.
FICHA TÉCNICA La Liga 2020/21 – 19ª Rodada
Real Madrid 3-1 Athletic Bilbao
Data: 15/12/2020, 18:00
Estádio: Alfredo di Stefano
Árbitro: Jesus Gil Manzano
Gols: 1T 46′ Toni Kroos (Real); 2T 7′ Capa (Bilbao); 2T 29′ Benzema (Real); 2T 47′ Benzema (Real)
Cartão Vermelho: 1T 14′ Raúl García (Bilbao)
Substituições – Real Madrid: Asensio (Vinícius Júnior); Isco (Valverde); Rodrygo (Lucas Vásquez)
Substituições – Athletic Bilbao: Iñigo Córdoba (Alex Berenguer); Mikel Vesga (Vencedor); Villalibre (Iñaki Williams); Lekue (Capa); Muniain (De Marcos)
Real Madrid (4-2-3-1): Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Mendy; Luka Modrić, Toni Kroos; Lucas Vázquez, Federico Valverde, Vinícius Júnior; Karim Benzema. Técnico: Zinédine Zidane
Athletic Bilbao (4-2-3-1): Unai Simón; Ander Capa, Yeray Álvarez, Iñigo Martínez, Yuri Berchiche; Dani García, Unai Vencedor; Óscar de Marcos, Raúl García, Alex Berenguer; Iñaki Williams. Técnico: Gaizka Garitano.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.