Red Bull Bragantino
Parabéns Red Bull Bragantino! Clube comemora 93 anos de glórias no interior
— Continua depois da publicidade —
Em 8 de janeiro de 1928, nascia em Bragança Paulista, o Clube Atlético Bragantino para os mais de 160 mil habitantes que moram na cidade atualmente. Um clube que teve suas principais glórias nos anos 90 com Luxemburgo e Parreira e que mudou de nome para Red Bull Bragantino.
O clube, que iniciou como time de amadores, foi ter seu apelido de “Massa Bruta” criado em 1931 após vencer a Taça Raul Leme e seu primeiro mascote, o leão, foi surgir em 1943.
INÍCIO DO FUTEBOL PROFISSIONAL
O Bragantino se profissionalizou em 1944 e seu primeiro campeonato disputado foi a 2ª divisão do Campeonato Paulista (atual Série A2) e ficou até 1965, ano em que o clube se sagrou campeão em cima do Barretos e garantiu acesso à elite. Porém, acabou rebaixado no ano de 1966, voltou em 1967 e manteve regularidade até 1971.
Apesar de estar na elite do futebol paulista, o clube não conseguiu se manter financeiramente e pediu licença por 4 anos, disputando a Terceira Divisão nos anos de 1978 e 1979. O pior momento do clube na história.
REVIRAVOLTA
Passada a turbulência, o clube voltou aos trilhos na década seguinte quando em 1980, recebeu um convite para disputar a Série A2 e disputou por 9 temporadas seguidas com certa regularidade e estar próximo da maior glória da história do clube.
Com o acesso em 1988 no Paulista e em 1989 vencendo a Série B, o Bragantino se estruturou e junto do presidente Nabi Abi Chedid, montou o histórico time que veio ter seu destaque em 1990 com o título do Paulistão e em 1991 sendo vice-campeão do Brasileirão. O time base das conquistas era: Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Carlos Augusto e Biro-Biro; Mauro Silva (tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira) Ivair, Mazinho e Tiba; Mário e João Santos. O técnico era Vanderlei Luxemburgo. No Brasileirão, o técnico era Carlos Alberto Parreira.
Chegou a figurar em competições internacionais, como a Copa Conmebol, mas, com a saída de algumas peças importantes do clube, foi rebaixado para a A2 do Paulista em 1995 e rebaixado para a Série B do Brasileirão em 1997.
POUCO BRILHO E A TRANSFORMAÇÃO EM EMPRESA
Depois dos “anos de ouro” em Bragança, a equipe só veio figurar nos noticiários em 2007, quando conseguiu chegar ás semifinais do Paulistão, eliminados pelo Santos e quando subiu da Série C para a B e seguiu oscilando tanto no Paulistão, quanto no Brasileirão.
Porém, em 2019, foi o ponto de mudança da equipe de Bragança com a chegada da parceria com a Red Bull, oficializada apenas em 1º de janeiro de 2020, mas com o investimento desde 2019, sendo campeão da Série B.
Após ótima campanha da Série B, decepcionou no Paulistão quando foi eliminado pelo Corinthians, em crise, no Morumbi. O consolo ficou pelo título do Troféu do Interior. 2020 também foi ano de fazer história, fundando o primeiro time feminino da história do clube, que em seu ano de estreia, já foi semifinalista do Paulistão.
Uma história com glórias nos anos 90, tendo o Paulistão como seu título maioral e agora com uma nova implementação no futebol brasileiro, o clube-empresa. 93 anos, de muitos que estão por vir.
O clube fez um vídeo para contar a trajetória dos 93 anos, confira:
Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.