Automobilismo
Red Bull Racing se explica após polêmica no Grande Prêmio do Brasil
— Continua depois da publicidade —
Nesta quinta-feira (17) a Red Bull Racing divulgou uma declaração em seus principais meios de comunicação explicando a polêmica que aconteceu no último Grande Prêmio do Brasil no último domingo (13). Na ocasião, Sérgio Perez pediu para que Max Verstappen cedesse a posição visando o vice-campeonato na tabela de Pilotos do Mundial de F1, mas o holandês negou e terminou a corrida à frente de seu companheiro de equipe.
Eis a explicação da equipe austríaca comentando sobre as ordens para o piloto bicampeão e sobre suas explicações no pós-corrida:
– Como equipe, cometemos alguns erros no Brasil. Não previmos a situação que se desenrolou na última volta e não havíamos acordado uma estratégia para tal cenário antes da corrida. Lamentavelmente, Max só foi informado no canto final do pedido para desistir da posição sem que todas as informações necessárias fossem repassadas. Isso colocou Max, que sempre foi um jogador de equipe aberto e justo, em uma situação comprometedora com pouco tempo para reagir, o que não era nossa intenção. Após a corrida, Max falou aberta e honestamente, permitindo que ambos os pilotos resolvessem quaisquer problemas ou preocupações pendentes. A equipe aceita o raciocínio de Max, a conversa foi um assunto pessoal que permanecerá privado entre a equipe e nenhum comentário adicional será feito – destacou.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
A situação tomou “vida própria” nas redes sociais com os fãs de todas as equipes e pilotos, incluindo os apoiadores do holandês rechaçando a atitude dele dentro da pista. Alguns ex-pilotos da categoria mais popular do automobilismo, como por exemplo, Mika Hakkinen, Damon Hill, Jenson Button e Jolyon Palmer, também se pronunciaram contra a decisão tomada por Verstappen.
A nota também abrange as reações sobre o acontecido e sobre os exageros proferidos contra a equipe e pilotos:
– Os eventos que se seguiram do ponto de vista da mídia social são completamente inaceitáveis. O comportamento online abusivo em relação a Max, Checo, a equipe e suas respectivas famílias é chocante e triste e, infelizmente, é algo que nós, como esporte, estamos tendo que abordar com uma regularidade deprimente. Não há lugar para isso nas corridas ou na sociedade como um todo e precisamos fazer e ser melhores. No final das contas, isso é um esporte, estamos aqui para correr. Ameaças de morte, cartas de ódio, ventrículos contra membros da família são deploráveis. Valorizamos a inclusão e queremos um espaço seguro para que todos possam trabalhar e desfrutar do nosso esporte. O abuso precisa parar – concluiu.
Tanto Perez como Verstappen se pronunciaram sobre a situação antes do Grande Prêmio de Abu Dhabi, o bicampeão se defendeu das acusações e falou se vai ajudar Perez a conquistar o vice-campeonato:
– Nunca fui um mau companheiro de equipe para ninguém, sempre fui muito prestativo, e a equipe sabe que sempre coloco o time na frente, porque no final das contas é um esforço de equipe, então sim, eu acho que o que aprendemos com isso é que temos que ser um pouco mais abertos e nos comunicar melhor uns com os outros. Fomos para o Brasil e pensei que iríamos correr e tentar obter o melhor resultado possível, e tivemos uma pequena falha de comunicação no sábado e no domingo; nada havia sido dito para mim sobre uma possível troca ou algo assim. Só veio na última volta que foi dito no rádio, e acho que eles já deveriam saber minha resposta pelo que eu disse na semana anterior – disse.
O mexicano disse que se sente bem e que quer deixar o passado para trás visando apenas a última corrida da temporada para terminar a temporada da melhor melhor forma possivel:
– Eu me sinto ótimo, você sabe. O que aconteceu no Brasil ficou para trás e seguimos em frente. Nós conversamos e tudo o que falamos permanecerá internamente. Tudo ficou claro e agora é hora de olhar para frente e, obviamente, mais uma corrida neste fim de semana e quero ir bem. Estou bastante confiante. Eu realmente quero terminar minha temporada em alta, e vamos forçar o máximo possível – concluiu.
A Fórmula 1 chega em Abu Dhabi com segundo e terceiro colocados, Perez e Leclerc empatados com 290 pontos cada. A etapa final da temporada de 2022 começa nesta sexta-feira (18) com os treinos livres 1 e 2; neste sábado (19) com o terceiro e último treino livre além da classificação para confirmar o grid de largada para a corrida que acontece neste domingo (20) às 10h.