Internacional

Recordar é viver: Inter relembra conquista do título da Copa do Brasil de 1992

Publicado em

Divulgação/Internacional
— Continua depois da publicidade —

Há 28 anos, no dia 13/12/1992, a quarta edição da Copa do Brasil, era conquistada pelo Sport Club Internacional, sendo seu primeiro e único título da Copa do Brasil. O tão sonhado título nacional veio após uma sofrida partida, sendo o gol da conquista, um pênalti convertido pelo zagueiro, Célio Silva aos 42 minutos do segundo tempo. Para relembrar essa conquista, o Inter fez questão de postar nas suas redes sociais. O time da época era composto de grandes jogadores, como Gato Fernandez, Célio Silva, Márcio Bittencourt, Caíco, Silas e Gérson da Silva que foi artilheiro do campeonato com nove gols em dez jogos, conquistando a chuteira de ouro do torneio pela terceira vez (1989, 91 e 92). 

FORMATO DO TORNEIO E CAMPANHA DO INTER

O torneio, Copa do Brasil de Futebol de 1992 foi a quarta edição da Copa do Brasil, tendo 32 participantes e pela primeira vez na história, os campeões estaduais do Amapá e de Rondônia jogaram a competição. O São Paulo, campeão paulista de 1991, desistiu da competição, por conta da disputa da Copa Libertadores, deixando assim, sua vaga ao Palmeiras, terceiro colocado. O inter teve sua rota traçada pelo favoritismo, com 10 jogos teve 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. 

Publicidade

O campeonato foi dividido em fases de grupo e em seguida ia para jogos eliminatórios de mata-mata. Inter teve 90% de aproveitamento durante o campeonato.

Vencendo os dois jogos da semifinal contra o Palmeiras, garantiu seu lugar na final. O primeiro jogo no Estádio Palestra Itália, teve os gols de Élson, que aproveitou descuido da zaga do Palmeiras e mandou para rede, fazendo 1 a 0. O segundo gol, veio de contra ataque de Marquinhos para Gérson, que chutou colocado no canto. No jogo da volta, no Estádio Beira Rio, Inter abre placar com Gérson, mais uma vez. E o segundo gol veio com Maurício. O Palmeiras tentou uma reação aos 33 minutos do segundo tempo Júnior diminui, mas não foi o suficiente. 

A GRANDE FINAL 

Na final, o Colorado enfrentou o Fluminense, do Rio de Janeiro. O primeiro jogo no Estádio das Laranjeiras, Fluminense levou a melhor. O primeiro gol saiu com Wágner, aos 24 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Inter empata com Caíco, mas na cobrança de escanteio Ézio sobe mais que todos e deixa Fluminense na frente novamente.

Apesar da derrota de 2 a 1, o segundo jogo, no Estádio Beira Rio,  foi bastante movimentado e aos os 42 minutos do 2º tempo, Célio Silva cobrou o pênalti que deu a vitória do inter, que levantou o troféu graças ao gol marcado fora de casa. 

Créditos: Arquivo / SC Internacional

Não há mais chances, esse ano, do Internacional ganhar a Copa do Brasil, visto que o Colorado perdeu na disputa de pênaltis para o América- MG. Com isso, só ano que vem poderão voltar a sonhar em conquistar essa taça novamente.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile