Campeonato Brasileiro - Série B

Relembre a campanha consistente do Vitória até o título da Série B do Brasileiro

Publicado em

Foto: Divulgação/Vitória
— Continua depois da publicidade —

Mesmo sem jogar na rodada, o Vitória é o campeão da Série B do Brasileiro 2023. O Criciúma não venceu o Guarani, o que garante o primeiro lugar do Leão na tabela. Antes disso, a nação vermelha e preta já tinha sido a primeira a comemorar o acesso com duas rodadas de antecedência. Agora, pode soltar o grito entalado na garganta pela primeira vez. A história do Vitória na temporada 2023 teve sofrimento, boa dose de drama e um final muito feliz.

Depois de lamentar três eliminações no primeiro semestre, o clube conquistou o principal objetivo do ano. Os fracassos no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil foram compensados com uma campanha sem riscos na Série B, que resultou no tão sonhado retorno à elite do futebol nacional após cinco anos.

O acesso foi conquistado com 69 pontos, após 36 jogos. O time foi o que mais venceu no Brasileiro: 21 vezes. Também perdeu nove partidas e empatou outras seis. O Leão balançou a rede em 48 oportunidades e sofreu 28, o que resulta num saldo de 20 gols. O aproveitamento na campanha é de 63%. Além disso, liderou o torneio em 25 das 36 rodadas disputadas.

Publicidade

Sob o comando de Léo Condé, o Vitória se manteve firme durante todo o campeonato e colecionou recordes. Um deles foi registrado logo no começo da Série B, quando venceu os cinco primeiros jogos sem sofrer gols. Nenhum outro clube ficou tanto tempo sem ser vazado na largada na história da Série B de pontos corridos.

A defesa também bateu outro recorde ao passar nove partidas seguidas como mandante sem sofrer gols, da 26ª à 34ª rodada. Nenhum integrante das 18 edições disputadas por pontos corridos da segunda divsão passou tanto tempo sem ter a rede vazada dentro do próprio estádio.

O Vitória oscilou poucas vezes no campeonato e não viveu nenhuma turbulência considerável. Os poucos momentos negativos de destaque aconteceram na 15ª e 16ª rodadas, únicas em que o time não esteve no G4 e ocupou a 5ª posição, após derrotas para Juventude e Vila Nova, ambas por 1×0 e fora de casa. Outro baque foi na 27ª, quando o time comandado por Léo Condé foi goleado por 6×0 pelo CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Apesar de vexatório, o resultado não tirou o rubro-negro da liderança e faturou o título da competição nacional.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile