Futebol Internacional
Relembre as origens do nome do estádio ‘Metropolitano’ do Atlético de Madrid
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Wanda Metropolitano do Atleti é um estádio muito moderno com um elemento muito tradicional, que remete à história do clube – atual campeão da LaLiga Santander
Tamanho era o amor pelo antigo estádio Vicente Calderón que os fãs famosos e apaixonados do recém-coroado campeão da LaLiga Santander, o Atlético de Madrid, ficaram desconfiados quando o clube declarou que se mudaria para um novo estádio – na periferia leste da cidade – em 2017. Mas quando a diretoria do Atleti anunciou o nome desta nova casa, em dezembro de 2016, muitos começaram a olhar para o novo projeto com bastante amor. O local seria, como todos sabemos, denominado Wanda Metropolitano .
Wanda se refere a um dos principais patrocinadores e parceiros do clube, o Grupo Wanda. Nada tradicional aí. Mas e o Metropolitano?
Metropolitano é uma homenagem à história do clube e à casa do Atlético antes do Vicente Calderón: o Estádio Metropolitano, que curiosamente usava o termo inglês. O Atleti mandou suas partidas lá entre 1923 e 1966, no estádio que ficava na zona oeste da capital espanhola. Hoje é conhecida como ‘Cidade Universitária’, graças às muitas universidades e instituições de ensino superior da região.
E inicialmente, o Colchonero teve que compartilhar essa casa – que havia sido construído pelo mesmo grupo por trás da construção do sistema de metrô da cidade – com alguns outros clubes locais, não possuindo o estádio apenas para eles. E a passagem pelo Metropolitano não foi ininterrupta, já que também tiveram que disputar algumas partidas em Chamartín e Vallecas por uma série de motivos que vão desde conflitos de agenda a danos pós-Guerra Civil.
A interrupção e a divisão do terreno foram problemáticas, mas o Atlético acabou comprando o local e desfrutou de alguns de seus melhores anos lá.
No entanto, acabou por ser tomada a decisão de mudar para um novo local junto ao rio Manzanares, para o terreno que viria a ser conhecido como Vicente Calderón em homenagem ao histórico presidente com o mesmo nome.
Em 2017, os Rojiblancos estavam em movimento novamente e uma decisão proposital foi tomada pelo clube para se reconectar com o passado e vincular inextricavelmente o novo estádio com capacidade para 68.000 pessoas ao seu patrimônio e ao nome Metropolitano. Uma campanha, então, foi lançada com a hashtag #HistoryAndFuture, enquanto uma fonte ‘ATM Metropolitana’ foi criada para marcar o estádio. As letras foram inspiradas nas fontes Art Déco encontradas nos ingressos e na sinalização do antigo Estádio Metropolitano.
Quando chegou a hora de mudar, o clube lançou um vídeo que remetia ao passado e ao anterior Estádio Metropolitano, mostrando imagens em preto e branco com alguns torcedores espiando por cima das paredes a magia que havia dentro. Para a lenda do clube Fernando Torres, cujo avô viveu o tempo do Atleti naquele campo, isso foi especialmente emocionante:
“Isso me lembra meu avô, que me falava sobre o Estádio Metropolitano enquanto passava a história do clube para mim”, disse Torres ao ser questionado sobre o assunto. “Eu sei o que isso significa para os torcedores do Atlético. Não poderia haver um nome melhor”, concluiu.