Coritiba

Relembre os grandes goleiros que fizeram história no Coritiba

Publicado em

FONTE: DIVULGAÇÃO/CORITIBA
— Continua depois da publicidade —

No dia 26 de abril é comemorado no Brasil o Dia do Goleiro. Essa data começou a ser festejada em 1975 como forma de homenagem a um grande ídolo brasileiro da posição: Haílton Corrêa Arruda, o Manga. São vários os goleiros que fizeram história defendendo o Coritiba. No dia de hoje, iremos recordar os grandes atletas que jogaram nesta posição pelo clube.

JAIRO

FONTE: DIVULGAÇÃO/CORITIBA

É unânime que Jairo seja o maior goleiro que já passou pelo Coritiba. O Pantera Negra defendeu o clube de 1972 a 1976 e de 1983 a 1987. Com todo este tempo no clube participou de 410 jogos e até hoje é o atleta com mais partidas disputadas pela equipe coxa-branca. Durante todos esses anos venceu seis estaduais (1972, 1973, 1974, 1975, 1976 e 1986), o Torneio do Povo em 1973 e o maior título da história do clube: o Campeonato Brasileiro de 1985. Jogando pelo Coritiba, chegou a ser convocado para a seleção brasileira em 1976. Na época, devido às suas grandes atuações, Jairo foi apelidado de “A Muralha de Ébano.” O grande ídolo coxa-branca infelizmente faleceu em 2019, enquanto lutava contra o câncer.

Publicidade

RAFAEL CAMMAROTA

Rafael Cammarota veio para o Coritiba dizendo a seguinte frase: “Vim para ser campeão brasileiro”. Mesmo com uma transferência vindo do maior rival coxa-branca, Cammarota conseguiu cumprir sua promessa sendo titular e protagonista no título tão importante de 1985. Sua passagem pelo coxa foi de 1985 a 1988, foram ao todo 178 partidas disputadas e Rafael chegou a marcar um gol pela equipe.

WILSON

FONTE: DIVULGAÇÃO/CORITIBA

O atual goleiro do elenco coxa-branca pode e deve ser considerado um dos grandes goleiros que já passaram pelo clube. Com 253 jogos disputados, Wilson está prestes a alcançar a marca de décimo atleta que mais vestiu a camisa do Coritiba. O grande defensor e batedor de pênaltis que o Coxa tem no elenco chegou em 2015 para defender o clube. Algumas atuações históricas nunca sairão da memória do torcedor, como a partida contra o Belgrano da Argentina onde Wilson defendeu dois pênaltis, e fez um gol, passando de fase na Copa Sul Americana de 2016.

VANDERLEI

FONTE: DIVULGAÇÃO/CORITIBA

Quem não lembra do goleiro que foi apelidado carinhosamente pela torcida como Van Der Lei? O atleta chegou em 2007 no Coritiba e dividiu a posição até 2011 com Edson Bastos. Começou a ser titular da equipe e construiu sua linda história no clube. Sua saída foi em 2015, porém a torcida nunca esquecerá de tudo o que Vanderlei fez pelo Verdão. O goleiro tem 301 jogos, número que o tornou o segundo goleiro que mais defendeu o Alviverde, além de ser o oitavo que mais jogou pelo Coritiba em toda história.

MENÇÕES HONROSAS

O ENM ainda quer ressaltar dois goleiros que fizeram história no Coritiba. O primeiro deles foi Edson Bastos que passou pelo clube no período de 2007 à 2012, somando mais de 200 participações no Coxa. Nesse tempo, o goleiro conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro da Série B (2007 e 2010) e foi tetracampeão estadual (2008, 2010, 2011 e 2012). O outro não é um goleiro que atua na posição, mas sua atuação nela nunca será esquecida pelos torcedores do Coxa. Como esquecer a atuação do meia Sarrafiore defendendo o gol coxa-branca. No ano de 2020, onde o torcedor coxa-branca não conseguiu ter muitas alegrias com seu time, a partida contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro vai ficar na lembrança de todos os adeptos do clube. Após Wilson ser expulso e o Coxa não poder mais fazer substituições, Sarrafiore conseguiu defender o pênalti batido pelo experiente atacante Wellington Paulista e conseguiu mesmo perdendo a partida, fazer o torcedor dar algumas risadas após a partida.

Para ficar ligado em tudo o que acontece com os goleiros do Verdão do Paraná, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile