Grêmio

Renato e a sombra deixada no Grêmio

Publicado em

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
— Continua depois da publicidade —

Sem Renato, o Grêmio terá um novo ambiente de trabalho no futuro. Novos dirigentes, novo presidente, novo técnico, novo rosto. Um estilo de jogo mais fresco pode fazer bem aos jogadores que estão rendendo pouco, como Alisson, Cortez e Jean Pierre; e adicionar experiência aos jogadores mais jovens do grupo, como Ricardinho, Vanderson e Guilherme Guedes.

O técnico mais próximo do comando do tricolor é Tiago Nunes, que tem boa reputação entre os dirigentes do clube e uma passagem pelo sub-20 gremista em 2014. Ele possui um estilo ofensivo agradável aos padrões do Imortal, descidas verticais e visando o gol, objetividade que às vezes falta ao time do Grêmio. Renato foi bem sucedido com a posse de bola e troca cadenciada de passes, mas estava sem efetividade para marcar gols e dependia de chutes de fora da área para quebrar algumas marcações. Novas ideias podem fazer bem ao esquema tático e elenco do Grêmio.

Entretanto, o treinador que assumir o cargo receberá também um peso muito grande em suas costas: o legado de Renato Portaluppi. Mesmo com todas as críticas e reclamações relacionadas a ele, Renato elevou o Grêmio como instituição, conquistou títulos importantes, revelou jogadores, levou o clube ao mundial e permaneceu soberano no Rio Grande do Sul, com uma longa série de vitórias sobre o arquirrival. Além das frases irreverentes e atuações marcantes, Portaluppi era uma figura de alta importância, uma celebridade digna de estátua na frente da Arena.

Publicidade

Por isso, o novo treinador do Grêmio deverá compreender que as comparações com o ídolo virão, e serão muitas, vindas de jornalistas, torcedores e até mesmo jogadores. A sombra deixada por Renato é muito grande e poderá ser evitada com grandes atuações e títulos, pelo menos no Gaúchão. O novo trabalho receberá muitas opiniões e terá de suportar essa fase para se firmar como o estilo titular. Se funcionar, era o mínimo esperado, se falhar, o Renato faria melhor.

No fim, a pressão sobre o comandante será gigantesca, pois a torcida espera algo melhor do que vinha sendo apresentado, utilização dos guris da base e a manutenção da hegemonia nos Grenais, mas ultrapassar o trabalho de Renato com Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e 3 Gaúchões na conta será uma tarefa complexa.  

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile