Grêmio

Renato Gaúcho avalia momento do Grêmio e retorno das vitórias

Tricolor gaúcho superou o Fluminense, em Caxias do Sul.

Publicado em

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
— Continua depois da publicidade —

O Grêmio venceu o Fluminense no retorno ao Rio Grande do Sul. Ainda impossibilitado de mandar os seus confrontos na Arena devido aos estragos causados pelas enchentes que assolaram o estado recentemente, o Tricolor Gaúcho triunfou sobre o Tricolor das Laranjeiras por 1 a 0, com gol marcado por Gustavo Nunes, nesse domingo (30), no Estádio Centenário, diante de quase nove mil torcedores, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Renato Portaluppi enalteceu a importância do placar positivo conquistado pela sua equipe, especialmente pelo Imortal ter ficado sete jogos sem vencer. O ídolo gremista salientou na entrevista coletiva concedida após a partida disputada em Caxias do Sul que a glória obtida sobre o Flu é o que mais deve ser valorizado, tanto pelo resultado favorável quanto pela dedicação dos seus jogadores que a partir do êxito do final de semana, além de somarem três pontos na tabela de classificação do Brasileirão depois de tanto tempo, voltaram a adquirir confiança.

— O mais importante foi o resultado que conquistamos. Era importante a vitória independente do esquema. Valeu a entrega do time. O Grêmio sempre esteve superior ao adversário. Criamos no primeiro tempo e não fomos felizes. Fizemos o gol depois e controlamos o jogo. Mais importante foi a entrega do grupo e os três pontos. Volta a confiança para o grupo — disse o treinador, que completou.

Publicidade

— Uma palavra só no mundo todo muda as coisas. Chama-se vitória. Quando a vitória não vem, é lógico que você começa a fazer coisas sem confiança. E aí a chance de você errar é enorme. Com essa vitória, pode ter certeza que, mais do que nunca, a confiança que eles estavam precisando vai voltar. A partir de quinta (contra o Palmeiras), a equipe pode render muito mais — avaliou o comandante do Grêmio.

Renato Gaúcho também exaltou o Grêmio estar novamente em sua terra natal, o que aconteceu 40 dias após o clube gaúcho ter que sair do Rio Grande do Sul por conta da catástrofe climática. A confiança voltou a pautar a coletiva. O treinador ressaltou que o retorno para casa é outro fator elementar para que os atletas gremistas readquiram confiança gradativamente.

— O importante é os jogadores terem voltado a suas famílias. É fundamental o carinho dos torcedores. Agora os jogadores vão encontrar suas famílias quando voltar. Quem não quer o carinho da família, da torcida? Isso faz diferença e hoje já começou a fazer a diferença. As coisas vão continuar melhorando jogando no nosso estado e com o torcedor do lado — analisou Renato Gaúcho.

Assim como ficou distante do Rio Grande do Sul por um período demasiado, o Tricolor Gaúcho ficou longe das vitórias por um longo tempo. Foram seis derrotas e um empate em 70 dias de agonia para o seu torcedor. Evidentemente que vencer é sempre importante, mas vencer dentro das atuais circunstâncias gremistas teve uma dimensão ainda maior. 

No entanto, mesmo com o triunfo contra o adversário da zona de rebaixamento, Renato admitiu que a equipe treinada por ele precisa melhorar seu desempenho, ao mesmo tempo que afirmou que isso vai ocorrer em breve. A resposta tem relação direta com o que o técnico disse no dia 19 de junho, quando, na ocasião, declarou que o time vai “decolar”.

— A gente sabe que precisa melhorar. Nós temos dois jogos a menos. Daqui a pouquinho, o Grêmio vai para o seu lugar. Pode ter certeza. No momento em que nós estivermos com os reforços chegando, jogadores saindo do departamento médico, quem está nas seleções voltando, aí o Grêmio vai ficar forte e aí vai ser bem diferente — reiterou Renato Gaúcho.

No duelo de clubes que estão no Z-4, a vitória e os três pontos deixaram o Grêmio mais aliviado na tabela. O Tricolor Gaúcho chegou a 10 pontos, alcançando a 18ª colocação, ficando apenas a um ponto do Vasco, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tendo disputado duas partidas a menos. A equipe de Renato Portaluppi ultrapassou o Corinthians, que vai disputar o clássico contra o Palmeiras nesta segunda-feira (1°).

A delegação gremista retornou a Porto Alegre ainda no domingo. Os atletas vão se representar na tarde desta segunda-feira no CT Luiz Carvalho visando se preparar para o confronto diante do mesmo adversário que os corintianos encaram neste início de semana. Na segunda metade desta mesma semana, mais especificamente na próxima quinta-feira (4), o Imortal vai enfrentar o Palmeiras, às 19h, pela 14ª rodada do Brasileirão, novamente no Centenário, em Caxias do Sul.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile