Eurocopa
República Tcheca surpreende e elimina a Holanda da Eurocopa
— Continua depois da publicidade —
A cidade de Budapeste, na Hungria, recebeu, neste domingo (27), o terceiro jogo da fase de oitavas de final da Eurocopa. A Holanda, primeira colocada no grupo C, encarou a República Tcheca, que avançou na terceira colocação do grupo D. Depois de conseguir 100% na fase classificatória, os holandeses apareciam como grandes favoritos à conquistar a vaga. No entanto, a República Tcheca conseguiu uma boa atuação e, após expulsão do zagueiro holandês De Ligt, garantiram a classificação com uma surpreendente vitória.
Favorita para alcançar a classificação, a Holanda foi pra cima logo no começo do jogo e quase marcou antes mesmo do primeiro minuto, mas Dumfries não alcançou o passe de Malen. No lance seguinte, a República Tcheca tentou dar a resposta e Holes arriscou de fora da área, mas mandou por cima. Apesar de o jogo ter começado em ritmo intenso, a outra chance de perigo veio apenas aos sete, quando De Ligt subiu para cabecear, mas mandou pra fora.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A Holanda passou então a tentar jogadas pelas pontas e, desta maneira, quase abriu o placar aos 12. Blind lançou Dumfries, que tirou do goleiro, mas foi travado pela marcação justamente no momento do chute. Aos 21, a República Tcheca criou boa chance pela direita, quando Sevcik cruzou na área para a Soucek, que chegou atrasado na cabeçada. Aos 27, Shick fez boa jogada na entrada da grande área, cortou a marcação e bateu, a bola pegou na zaga e Stekelenburg salvou.
A equipe tcheca então resolveu sair mais par ao jogo e criou outra boa chance com Masopust, que chegou bem pela ponta e rolau para Barák na direita. O camisa 7 bateu forte, mas De Ligt apareceu para salvar os holandeses. No minuto seguinte, Dumfries fez grande jogada pela Holanda, passou pela marcação e bateu cruzado, mas o goleiro Vaclik salvou com o pé. A última chance do primeiro tempo foi de van Aanholt, que finalizou firme de fora da área, mas mandou por cima.
De Vrij é expulso e República Tcheca aproveita para vencer
Na volta para a segunda etapa, as equipes voltaram sem alterações e a Holanda seguiu ligeiramente melhor nos primeiro minutos. Logo aos seis veio a grande chance dos holandeses abrirem o placar, quando Malen passou pela marcação em velocidade e ficou frente a frente com o goleiro, mas, ao tentar o drible, parou em boa intervenção de Vaclik.
No lance seguinte a República Tcheca foi ao ataque após lançamento de bola pela esquerda, De Ligt escorregou no lance e colocou a mão na bola. Após revisão no VAR, o zagueiro holandês acabou expulso. Pouco depois, o técnico Frank de Boer botou em campo Promes, que substituiu Malen. Com um a mais em campo, a República Tcheca chegou com perigo aos 14, quando Schick cabeceou, mas mandou por cima.
A pressão seguiu aos 18 em jogada de Kaderabek, que chegou finalizando firme, mas parou em Dumfries, que travou a jogada. Aos 22, depois de tanto insistir, a República Tcheca finalmente abriu o placar. Após escanteio cobrado para a área, Kalas ajeitou para o meio e Holes cabeceou firme para abrir o placar na Hungria. República Tcheca 1 a 0.
Pouco tempo depois de sofrer o gol, a Holanda teve mais uma alteração: Weghorst entrou na vaga de De Roon. No entanto, quem chegou com perigo novamente foi a República Tcheca. Soucek arriscou de fora da área, mas Stekelenburg segurou firme. Até que aos 34 veio o segundo gol. Holes aproveitou erro da defesa da Holanda, avançou em velocidade pela esquerda e só rolou para Schick chegar batendo firme e ampliar o placar: República Tcheca 2 a 0.
Após marcar o segundo gol, a República Tcheca conseguiu controlar ainda mais a partida e deu poucas chances para a Holanda tentar diminuir. Os holandeses ainda arriscaram em jogadas aéreas, mas pouco levaram perigo ao goleiro Vaclik.
Com a vitória, a República Tcheca agora vai encarar a Dinamarca, que eliminou o País de Gales no último sábado (26), após vencer por 4 a 0, em jogo disputado em Amsterdã, na Holanda. As duas seleções se enfrentam no próximo sábado (03), na cidade de Baku, no Azerbaijão, às 13hs (de Brasília), em busca de uma vaga na semifinal da Eurocopa.