São Paulo

Retrospectiva do São Paulo: derrotas em finais e Rogério Ceni ‘sincerão’ marcam 2022

Publicado em

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
— Continua depois da publicidade —

Em 2022, o São Paulo participou de quatro competições: Campeonato Paulista e Brasileiro, Copa do Brasil e Conmebol Sul-Americana. Competições que trouxeram frustrações principalmente nas finais, já que o Tricolor acabou sendo derrotado nas decisões do Paulistão e também da Sula. Além disso, o modo ‘sincero’ de Rogério Ceni nas entrevistas coletivas também marcou a temporada.

O Esporte News Mundo mostra alguns momentos importantes do São Paulo em 2022.

COMPETIÇÕES

CAMPEONATO PAULISTA

O Santos começou o Campeonato Paulista no Grupo B, ao lado de São Bernardo, Ferroviária e Novorizontino. Em 12 partidas, o Tricolor conquistou 23 pontos (sete vitórias, dois empates e três derrotas), marcou 18 gols e sofreu 10. Com esses números, a equipe de Rogério Ceni terminou na primeira colocação da chave, se classificando para as fases finais do estadual.

Publicidade

Nas quartas de final, o São Paulo eliminou o São Bernardo no Morumbi, por 4 a 1, de virada. Já na semifinal, mais uma vitória, desta vez contra o Corinthians, por 2 a 1, também no Morumbi. A grande decisão foi diante do Palmeiras. Na ida, uma grande vitória do São Paulo por 3 a 1, em casa. No entanto, a volta no Allianz Parque foi vexatória, sofrendo uma goleada por 4 a 0 e ficando com o vice-campeonato.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

COPA SUL-AMERICANA

O São Paulo fez uma primeira fase bem tranquila no torneio. No Grupo D, juntamente com Everton (CHI), Ayacucho (PER) e Jorge Wilstermann (BOL), o Tricolor poupou titulares e mesmo assim terminou invicto a chave, com cinco vitórias e um empate em seis jogos, somando 16 pontos e se classificando ao mata-mata.

Nas oitavas, eliminou a Universidad Católica (CHI), no agregado de 8 a 3. Depois, passou pelo Ceará nos pênaltis, pelas quartas de final e eliminou o Atlético-GO da mesma maneira nas semifinais. No entanto, a final única contra o Independiente Del Valle (EQU), não trouxe boas lembranças. O São Paulo acabou derrotado por 2 a 0 e amargou mais um vice-campeonato.

COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil também teve uma boa campanha do São Paulo. O Tricolor começou o torneio desde a primeira fase, quando empatou sem gols com o Campinense e se classificou por conta do regulamento. Na segunda fase, o Tricolor eliminou o Manaus, por 2 a 0, no Morumbi. Já na terceira fase, o adversário foi o Juventude. Na ida, empate por 2 a 2, fora de casa. Na volta, vitória por 2 a 0, em casa.

A partir das oitavas de final, os adversários foram mais ‘complicados’. Logo de cara, o Palmeiras. Na ida, vitória no Morumbi por 1 a 0. Já na volta, em jogo com polêmicas de arbitragem, o São Paulo perdeu por 2 a 1, e se classificou nos pênaltis, derrotando o rival por 4 a 3. Nas quartas, passou pelo América-MG, vencendo em casa por 1 a 0, e empatando fora por 2 a 2. Porém, o sonho acabou na semifinal contra o Flamengo. Derrota no Morumbi por 3 a 1 e no Maracanã por 1 a 0.

Para ficar ligado nas últimas notícias do São Paulo, acesse o Esporte News Mundo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O São Paulo fez um Brasileirão de altos e baixos, terminando o torneio na 9ª colocação, com 54 pontos conquistados. Foram 13 vitórias, 15 empates e dez derrotas em 38 jogos. O Tricolor acabou brigando pela vaga na Libertadores até a última rodada, mas terminou com a classificação à Copa Sul-Americana de 2023.

ROGÉRIO CENI SINCERÃO

As entrevistas coletivas de Rogério Ceni marcaram o ano do São Paulo. Ídolo do clube, o ex-goleiro fugiu do protocolo e muitas vezes criticou a diretoria e não titubeou em fazer cobranças e exibir a dura realidade financeira são-paulina, além de cobrar melhorias no CT da Barra Funda. O episódio da piscina no CT ficou marcado.

“Eu conheço os porteiros que estão no CT há 20 anos, os seguranças, pessoal da cozinha, trato todo mundo bem, faço o melhor por todos. Agora, tem departamentos que a gente precisa melhorar mesmo. Quando cheguei, não tinha água na piscina, só mesas e cadeiras. Então, eu sou o chato que pediu para colocar água na piscina”, disse Rogério Ceni ainda em fevereiro.

Outro momento que chamou atenção foi a entrevista após a derrota na final da Copa Sul-Americana para o Del Valle. Ceni não escondeu a frustração pelo jogo, visto que, para ele, era o jogo de ‘maior importância do São Paulo na década’.

“Hoje era um dia muito importante na história do clube, no qual a gente poderia ter mudado essa década de luta, mas também de sofrimento por não ter conquistas. Lamentamos pelo torcedor que veio até aqui de várias maneiras e com muitas dificuldades, compareceu em um número muito legal, cantou, incentivou até o fim, e não sai aqui com título. Vão voltar sem o título, chateados, e é isso que mais dói. Gastaram, vieram, torceram, e não viram mais uma vez o São Paulo ser campeão”, disse Ceni após a decisão.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile