Vasco
Roberto Dinamite será homenageado pelo Campeonato Brasileiro
Reunião entre filho do ídolo e presidente da CBF aconteceu nesta quarta-feira
— Continua depois da publicidade —
O dia 8 de Janeiro de 2024 marcou 1 ano da morte de Dinamite. Naquele dia, o Vasco enviou um ofício à CBF propondo uma homenagem ao ex-atacante, maior artilheiro da história do Brasileirão. Com 190 gols marcados, ídolo vascaíno está na historia do futebol nacional.
O texto assinado pelo então presidente do Vasco, Jorge Salgado, pelo CEO da SAF, Lúcio Barbosa, e pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, propõe que o artilheiro de cada edição do campeonato daqui para frente receba um troféu relembrando o grande craque.
– Tendo em vista a carreira e os feitos incomparáveis de Roberto Dinamite, viemos solicitar a esta Confederação Brasileira de Futebol que institua o TROFÉU ROBERTO DINAMITE a ser outorgado anualmente ao artilheiro do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A
O presidente da CBF Ednaldo Rodrigues esteve reunido com Rodrigo Dinamite, filho de Roberto, para tratar do assunto. O encontro aconteceu na última quarta-feira (24). Ednaldo ainda não decidiu de fato o que será feito mas afirma que está trabalhando para valorizar os trabalhos de Dinamite dentro de campo.
– Nós temos procurado fazer homenagens e resguardar sempre a memória daqueles que tanto deram pelo futebol do Brasil. Foi exatamente a conversa que tivemos em relação ao Roberto Dinamite. Em breve, os torcedores brasileiros vão ficar alegres.
Falecido aos 68 anos em 2023, Dinamite ainda sustenta incríveis marcas para o futebol brasileiro com a camisa do Vasco:
Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, feito que carrega há quase 40 anos – seu último jogo no Brasileirão foi em 1992;
Maior artilheiro do Campeonato Carioca, com 284 gols;
Maior artilheiro do Estádio de São Januário, com 184 gols;
Maior artilheiro do Vasco, com 708 gols;
Maior artilheiro dos clássicos regionais do Rio de Janeiro, com 27 gols em Vasco x Flamengo, 25 gols em Vasco x Botafogo e 36 gols em Vasco x Fluminense.