Futebol Internacional
Rodrigo Bentancur pode ser suspenso em até 12 jogos por comentário xenofóbico contra Son
O uruguaio pode pegar até 12 jogos de gancho
— Continua depois da publicidade —
A Federação Inglesa (FA) acusou o meio-campista uruguaio Rodrigo Bentancur, do Tottenham, de má conduta com seu companheiro de clube, o sul-coreano Son Heung-min. Ele fez uma piada considerada racista durante entrevista ao programa “Por la Camiseta” do Canal 10.
Durante a entrevista, Bentancur foi perguntado se poderia conseguir uma camisa de seu companheiro de time. Após isso, respondeu: “Do Sonny? Ou de um primo do Sonny, são todos mais ou menos iguais”, disse o jogador. Pouco tempo depois, ele se retratou alegando que fez uma “brincadeira de mau-gosto”
-Sonny, irmão! Sinto muito pelo ocorrido, foi uma brincadeira de mau gosto. Você sabe que eu te amo e nunca iria te desrespeitar ou machucar você, ou alguém. Eu te amo, irmão! – disse o uruguaio.
Após isso, o Tottenham divulgou um comunicado dizendo que seu atacante e capitão, de 32 anos, queria “traçar um limite para o incidente”. Além disso, o clube reforçou seu comprometimento com a diversidade étnica.
-Estamos extremamente orgulhosos de nossa base de fãs diversificada e global e de nossos jogadores. Discriminação de qualquer tipo não tem lugar no nosso clube, no nosso jogo ou na sociedade em geral – afirmou o clube.
Son afirmou em seu Instagram que conversou com o companheiro e que ele o disse que “ele sabe que cometeu um erro e pediu desculpas”.
A organização “Kick It Out”, que luta contra o racismo no futebol, disse ter recebido “um número significativo” de reclamações sobre o comentário do jogador uruguaio. Após o acontecimento, Bentancur se desculpou ao capitão dos Spurs e admitiu que “cometeu um erro”.
Possível suspensão da FA
Para a FA, o uruguaio violou a regra E3.1, uma vez que agiu “de forma inadequada e/ou usou palavras abusivas e/ou insultuosas (…) em referência à nacionalidade e/ou raça e/ou etnia”. Com isso, Bentancur têm até 19 de setembro para apresentar seus argumentos de defesa.
Caso seja condenado ou não apresentar uma contestação, ele poderá ser suspenso de seis até 12 jogos do Tottenham. Com isso, será uma baixa importante para Ange Postecoglou, que tem usado o uruguaio como titular no começo de temporada.