Outro lado
Ronaldo oficializa pré-candidatura a presidência da CBF
Ex-atacante irá fazer diversas viagens pelo para buscar apoio e conseguir lançar sua candidatura.
— Continua depois da publicidade —
O processo eleitoral para a presidência da CBF já está aberto. O ex-jogador e atual empresário, Ronaldo Fenômeno, anunciou nesta última segunda-feira, 16, que tem desejo de se candidatar para ser o sucessor de Ednaldo Rodrigues na eleição eleição marcada para acontecer entre os meses de março de 2025 e 2026.
Para conseguir lançar a sua candidatura, o Fenômeno necessitará do apoio de quatro clubes e quatro federações estaduais no mínimo. O ex-atacante garantiu que fará diversas viagens pelo Brasil em busca de ‘parcerias’ para sua campanha.
Numa entrevista concedida ao ge, Ronaldo expôs os motivos de sua candidatura e também afirmou que se vê como alguém capaz de reconectar a Seleção com a nação brasileira. O ex-dono do Cruzeiro, que agora tenta vender o Real Valladolid, da Espanha, promete dedicação total ao processo eleitoral, ainda sem data marcada.
“Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora”, falou.
“Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas vai ser importante no meu plano de gestão, trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil”, completou.
Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, tem mandato até março de 2026. Isso faz com que o dirigente tenha uma janela que se inicia um ano antes para convocar as eleições.
O colégio eleitoral é composto por 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm peso três na votação. Os 20 clubes das Série A terão peso dois, enquanto que os 20 Série B terão peso 1.
Este fato da data da eleição ainda estar indefinida faz com que Ronaldo tenha que correr contra o tempo para promover sua campanha.
“Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, disse.
Ao longo deste processo eleitoral, Ronaldo não terá uma tarefa fácil. Desde que Ricardo Teixeira se elegeu pela primeira vez em 1989, a Confederação Brasileira de Futebol nunca chegou a ter um pleito com mais de um candidato, muito por conta de sua estrutura política. Responsáveis por cerca de 57,47% dos votos, as federações optaram por aclamar o candidato da situação naquele período.
Tendo este fato em vista, o ex-atacante diz que buscará apoio tentando entender as aspirações de todo o colégio eleitoral na base do diálogo.
“Estou 100% preparado, animado, motivado e com muita gente bacana querendo ajudar. Estou animado com a possibilidade de viajar o Brasil inteiro para falar com dirigentes de federações, de clubes, e acho que temos uma história bacana para escrever muito em breve”, garantiu.
Ronaldo também mencionou alguns projetos que incluem os problemas no calendário do futebol brasileiro, esclareceu como tem seguido todo o processo no STF que ainda permite a permanência de Ednaldo Rodrigues a frente da CBF uma liminar, e concluiu dizendo que tem interesse em colocar ex-jogadores para participar da sua gestão.
Como resposta após ser requerido pelo ge.com, Ednaldo Rodrigues emitiu uma nota ressaltando que o processo eleitoral da entidade ainda não começou. Entretanto, garantiu que tudo será feito “de forma democrática e transparente”.
Veja a nota do mandatário:
“O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, informa que o processo eleitoral ainda não teve início e, quando for realizado, será feito de forma democrática e transparente. Atualmente, Ednaldo Rodrigues está trabalhando de forma incansável em fazer da temporada 2025 ainda melhor do que a atual. Em 2024, a CBF investiu no fortalecimento das competições organizadas pela entidade, o Campeonato Brasileiro registrou pelo segundo ano consecutivo a média histórica de 25 mil torcedores por partida, conseguiu trazer para o Brasil a Copa do Mundo Feminina de 2027 e celebrou contratos bilionários, como a renovação da parceria com a Nike, que trará recursos para o fomento de toda a cadeia produtiva do futebol nacional.”