Futebol Internacional
Rússia ameaça mudar de Confederação após sanções da Uefa, diz site
— Continua depois da publicidade —
Devido ao conflito bélico iniciado pela Rússia contra a Ucrânia, o esporte do país tem sido bastante afetado por conta de algumas sanções. No mundo do futebol a questão não é diferente e a Uefa, entidade que regulamenta o esporte na Europa, puniu clubes russos, além da seleção nacional, que não podem mais disputar competições até segunda ordem. Por este motivo, de acordo com o site russo “Championat”, a Rússia pode mudar de Confederação.
Aproveitando-se de sua grande extensão geográfica, além da posição no globo terrestre, os russos trabalham com a possibilidade de pedir filiação à Confederação Asiática de Futebol (AFC), deixando assim de estar sob a liderança da Uefa, Confederação Europeia. A medida encontrada só será oficializada se a suspensão atual se tornar uma questão permanente.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Com essa mudança, a seleção russa passaria a disputar as Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo, deixando as Eliminatórias Europeias. Além disso, os clubes russos também não jogariam mais a Liga dos Campeões, Liga Europa ou Conference League, se voltando para competições do futebol asiático. O principal torneio continental é a Liga dos Campeões da Ásia.
Se esta mudança se confirmar, será a semelhante ao que aconteceu com Israel. Filiada à federação asiática, a seleção nacional chegou a conquistar a Taça da Ásia, em 1964. No entanto, a partir de 1990 Israel passou a estar sob ordens da Uefa devido ao boicote de várias nações árabes pelas constantes agressões ao território palestino.
As atuais sanções sobre a Rússia no mundo do futebol acabaram por eliminar qualquer chance de os russos estarem na próxima Copa do Mundo, no Catar. A eliminação da seleção russa deu vaga para a Polônia disputar o jogo decisivo contra a Suécia valendo vaga no Mundial. Além disso, o Spartak Moscou, clube russo que disputaria a fase de oitavas de final da Liga Europa, também acabou expulso da competição, favorecendo o RB Leipzig, da Alemanha.