Futebol Internacional
Rússia é banida de participar do sorteio das eliminatórias da Eurocopa 2024
— Continua depois da publicidade —
Nesta terça-feira (20), foi divulgado que a Rússia não estará presente no sorteio dos grupos das eliminatórias da Eurocopa de 2024. A Federação Russa (RFU) e a Uefa confirmaram a informação.
Os russos continuam proibidos de participar de qualquer competição organizada pela entidade, por conta da guerra causada contra a Ucrânia.
“A seleção nacional da Rússia não fará parte do sorteio das eliminatórias da Eurocopa de 2024, que será realizado no dia 9 de outubro, em Frankfurt. O motivo é a decisão de fevereiro da Uefa de suspender a participação de clubes e seleções nacionais da Rússia em competições sob auspícios da entidade, agindo por padrão “até novo aviso”. comunicado oficial da Federação Russa.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
“Essa decisão foi contestada pela RFU no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), o qual indeferiu o apelo em julho. A federação atualmente está aguardando o texto completo da decisão do CAS, seguindo uma análise da qual uma decisão será tomada sobre novas medidas no âmbito da proteção jurídica.” complementa o comunicado dos russos.
Andriy Pavelko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol, comemorou pelas redes sociais da Rússia está fora do sorteio da Euro 2024 e cogitou uma suposta punição da Uefa contra os russos até o ano da competição europeia.
“Os russos simplesmente não têm nada para se prepararem. Como requisitado, a federação russa não estará em Frankfurt, na Alemanha, no dia 9 de outubro. E, ao menos até 2024, eles não verão uma competição internacional de futebol. A Euro 2024 será realizada sem um país agressor.”
+Leia mais sobre futebol internacional clicando aqui
Em maio deste ano, a entidade anunciou que a Rússia não iria participar da Liga das Nações masculina e a Eurocopa feminina.
Entenda como vai ser o sorteio das eliminatórias da Eurocopa 2024:
No dia 9 de outubro, em Frankfurt, na Alemanha, terá a participação de 53 países divididos em sete potes de acordo com o ranking da Liga das Nações na temporada 2022/23.
As seleções serão alocadas em 10 grupos, sendo sete potes com cinco time e três com seis. Além da Rússia, a Alemanha também não vai participar da competição por ser o país-sede.
Os dois melhores times de cada grupo tem a classificação direta garantida. As outras três vagas serão definidas numa repescagem em março de 2024.
Detalhe, a competição será realizada na Alemanha após o país pedir para a Uefa sediar a Euro após a exclusão de Belarus por apoiar a Rússia.