Fluminense
Saiba mais sobre o Sporting Cristal, clube treinado por Tiago Nunes e primeiro adversário do Fluminense na Libertadores
— Continua depois da publicidade —
A Libertadores finalmente irá começar, e junto dela o inicio do sonho da Glória Eterna pelos tricolores. O Fluminense dá um start na sua jornada contra o Sporting Cristal, do Peru, hoje, às 21h30, no Estádio Alberto Gallardo.
As duas equipes se enfrentam pela primeira vez na história da competição continental. Como o futebol peruano não é muito visível no continente e uma grande parcela da torcida tricolor pode não conhecer o Sporting Cristal, o Esporte News Mundo foi atrás de jornalistas peruanos para falarem um pouco sobre a equipe. O time é comandado por Tiago Nunes, ex-treinador de Athletico, Corinthians, Grêmio e Ceará.
O Sporting Cristal é um dos três grandes clubes do Peru. É o time mais vencedor da era profissional do futebol peruano com 20 títulos. Na década passada, foi a equipe mais ganhadora com cinco títulos em dez anos. É a única equipe invicta do Campeonato Peruano, com quatro vitórias e três empates, sendo um dos líderes da competição ao lado de Universitario e Alianza Lima, com 15 pontos. Na temporada, sua única derrota foi para o Nacional, do Paraguai, no jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores.
Segundo Aldair Santa Cruz, da Rádio Ovación, 18.000 ingressos foram vendidos para o confronto, mas ele acredita que, pela sequência positiva que o clube tem na Libertadores, a expectativa é de que até hoje esteja tudo esgotado.
DESFALQUES
Atualmente, o clube conta com o desfalque de Alejandro Duarte, devido a uma lesão no ombro e Írven Ávila, que se machucou há quase duas semanas atrás, com uma lesão no cotovelo. Não se sabe em quanto tempo ele estará de volta. Ávila foi o autor do gol que colocou o Sporting Cristal na fase de grupos da Libertadores, após marcar no último minuto na partida contra o Huracán, da Argentina. Foi um dos gols mais marcantes da história do clube, disse Rodrigo Morales, da Directv Sports.
Além dos dois, Washington Corozo e Adrián Ugarriza também estão no departamento médico. O primeiro tem uma distensão no músculo sóleo, porém a sua evolução é boa. Já Ugarriza apresentou dores no joelho esquerdo e foi diagnosticado pelo departamento médico do Cristal com uma meniscopatia.
DESTAQUES
Rodrigo Morales – Directv Sports: “A equipe conta com uma defesa importante, composta por Gianfranco Chávez, um jogador proveniente das categorias de base, e que hoje é um dos capitães da equipe. Sua performance se potenciou com a chegada de Ignácio, ex-Bahia, pedido de Tiago Nunes. Ele encontrou uma dupla de zaga muito boa. O time conta com mais jogadores como Yotún, ex-Vasco, Jesús Castillo, um meio-campista jovem que eu gosto muito e que pode crescer, Martín Távara, que é um dos melhores canhotos do futebol peruano. No ataque, tem Washington Corozo, jogador muito rápido com passagem pela seleção equatoriana, Joao Grimaldo, da base também. Hoje, o camisa 9 da equipe é o brasileiro Brenner, ex-Inter e Botafogo. Ele também foi um pedido de Tiago Nunes.”
Juan Pablo Torres – Rádio Exitosa: “Este ano, a pedido de Nunes, a equipe contratou Ignacio e Brenner. O primeiro, apesar do pouco tempo que tem no clube, tem conquistado a torcida, graças ao seu bom jogo, por ser um zagueiro com hierarquia e que proporciona segurança aos seus companheiros. No caso de Brenner, é um nove que já marcou dois gols no campeonato e que não começou bem os campeonatos devido a lesão, mas aos poucos vem entrando nos jogo e está deixando boas impressões. O goleiro titular é Alejandro Duarte, mas ele deixou a titularidade devido a uma lesão no ombro, dando lugar a Renato Solís. Ele foi muito bem na Libertadores e também se destaca no campeonato.”
COMO JOGA?
Rodrigo Morales – Directv Sports: “É uma equipe que trata de jogar bem com a bola. Tiago Nunes gosta de muita rotação em campo no sentido tático, mas não deixa que os jogadores troquem muito de posição, como por exemplo: Yotún, que sempre jogou pelo lado esquerdo do campo, nos últimos jogos vem atuando como um volante pela direita. Por que? Pelo motivo de que, assim que ele recebe a bola, ele já acomoda ela para a perna esquerda, tendo todo um panorama para criar jogadas, fazendo uma função mais criativa. Em geral, o Cristal é uma equipe que vem crescendo.”
Juan Pablo Torres – Rádio Exitosa: “O jogo do Cristal caracteriza-se por jogar desde a defesa, neste caso com Ignacio, e distribui o jogo pelas alas com Lora ou Loyola. Lora está vivendo um grande momento e foi o autor de um dos melhores gols desta Copa Libertadores contra o Nacional, do Paraguai. O time do Sporting Cristal tem muita largura nas laterais, o que permite aos jogadores que chegam pelo meio pisarem com facilidade na área rival.”
REAÇÃO DOS TORCEDORES AO TER QUE ENFRENTAR O FLUMINENSE
Rodrigo Morales – Directv Sports: “Sem dúvida, River e Fluminense são os favoritos do grupo, enquanto Sporting Cristal e The Strongest, a princípio, lutarão pelo terceiro lugar, que dá vaga na Sul-Americana. Porém, a equipe tem a capacidade de conseguir fazer partidas muito inteligentes contra River e Fluminense, tanto em casa, quanto fora. É uma equipe que possui um treinador que sabe planejar muito bem os jogos, vocês conhecem bem ele aí, e sabe bem o que é triunfar a nível internacional. Esse Sporting Cristal se sente capaz de fazer coisas muito grandes.”
Juan Pablo Torres – Rádio Exitosa: “Sabemos que o grupo é muito difícil. O Sporting Cristal não chega às oitavas de final da Copa Libertadores desde 2004 e enfrentar uma equipe brasileira é bastante complicado. Destacam-se as figuras de Marcelo, Felipe Melo, Ganso e Cano. Os torcedores estão animados, porque eliminamos duas equipas importantes na fase anterior e por isso, apesar de sabermos que é difícil, esperamos avançar.”
Aldair Santa Cruz – Rádio Ovación: “Tiago Nunes conhece muito bem Fernando Diniz, ambos estiveram no Athletico Paranaense. Sabemos que o Fluminense é uma das equipes mais tradicionais do Brasil, que possui peças muito interessantes, como Marcelo e Felipe Melo, que possuem passagens pela Seleção Brasileira. A expectativa é muito grande.”
CURIOSIDADE
Assim como o Fluminense, o Sporting Cristal costuma utilizar muito suas categorias de base. No plantel atual, 19 dos 31 jogadores presentes no elenco vieram dos juniores do clube peruano. Isso corresponde a 61% de atletas formados em casa. Além disso, dos 23 jogadores selecionados para a partida contra o Huracán, jogo que deu vaga ao Cristal na fase de grupos da Libertadores, apenas oito não passaram pela base, sendo eles: Ignacio, Jostin Alarcón, Brenner, Washington Corozo Leandro Sosa, Alejandro Hohberg, Irven Ávila e Adrián Ugarriza.