Futebol Internacional
Arsenal é derrotado pelo Bournemouth e perde chance de assumir a liderança
Falhas graves da defesa do Arsenal foram decisivas para derrota.
— Continua depois da publicidade —
O Arsenal foi derrotado pelo Bournemouth por 2 a 0 na tarde deste sábado (19), no Vitality Stadium, pela oitava rodada da Premier League. O jogo foi marcado pela expulsão de Saliba ainda na primeira etapa. O zagueiro está suspenso e perderá a partida decisiva contra o Liverpool na próxima rodada, valendo a liderança do campeonato.
PRIMEIRO TEMPO
O início da partida foi marcado pela dificuldade de ambas equipes para atacar com eficiência. O Bournemouth sufocava a saída de bola do Arsenal. A pressão não chegou a levar perigo ao gol de Raya, mas foi suficiente para abafar a qualidade de passe dos defensores dos Gunners, o que impediu que construíssem chances claras por um bom tempo. Aos 26 minutos, em recuo malfeito de Trossard, Evanílson disparou em velocidade e foi derrubado por Saliba. Após revisão do VAR, o zagueiro francês recebeu cartão vermelho, pois era o último homem da defesa.
A expulsão botou fogo no jogo, e as chances claras finalmente começaram a aparecer. A primeira finalização perigosa veio aos 36 minutos, quando Sterling cruzou, Senesi tentou afastar de cabeça e a bola sobrou para Merino, que chutou rente à trave direita. Logo no lance seguinte, Semenyo cortou dois defensores do Arsenal e chutou com perigo em cima de Raya. O goleiro espanhol quase entregou um gol nos últimos minutos quando concedeu rebote em cruzamento de Semenyo, mas conseguiu abafar o chute de Tavernier.
SEGUNDO TEMPO
Os mandantes voltaram inspirados para aproveitar a superioridade numérica. Logo no primeiro minuto, Ouattara recebeu na ponta esquerda e cruzou para Semenyo, sem marcação, finalizar de chapa por cima do gol. Grande chance perdida. O Arsenal baixou as linhas e procurou segurar o ímpeto ofensivo do Bournemouth, o que funcionou por um tempo. Os visitantes perderam uma ótima oportunidade de abrir o placar aos 23 minutos em falha na saída de Kepa, que entregou a bola para Merino, mas o goleiro se redimiu imediatamente ao fazer grande defesa na finalização cara a cara de Martinelli.
Ironicamente, o Bournemouth abriu o placar no lance seguinte, em uma linda jogada ensaiada de escanteio. Lewis Cook cobrou rasteiro, Justin Kluivert desviou para a entrada da área e Ryan Christie chutou colocado no ângulo esquerdo para fazer 1 a 0. O Arsenal sentiu muito o golpe, e não conseguiu mais construir ataques sólidos. Para sacramentar o resultado, em mais um erro de recuo, agora de Kiwior, Evanílson roubou a bola, invadiu a área e foi derrubado por Raya. Pênalti para o Bournemouth, cobrado com categoria por Kluivert para ampliar o placar.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Bournemouth volta a campo no próximo sábado (26), quando visita o Aston Villa pela nona rodada da Premier League.
O Arsenal vira a chave e se prepara para receber o Shakhtar Donetsk (UKR), na próxima quarta-feira (22), pela terceira rodada da Champions League.