Santos

Santos comemora 61 anos de seu primeiro título de Libertadores

Alvinegro Praiano foi o primeiro brasileiro campeão da América

Publicado em

(Foto: Divulgação/Santos FC)
— Continua depois da publicidade —

Nesta quarta-feira (30), o Santos comemorou 61 anos de sua primeira conquista de Copa Libertadores. Com dois gols de Pelé e um contra, o Peixe bateu o Peñarol, do Uruguai, na final.

O Santos foi o primeiro clube brasileiro a ganhar a competição e o segundo na História. O Peñarol havia vencido as duas primeiras edições do torneio, em 1960 e 1961; o Peixe venceu as duas seguintes, em 1962 e 1963.

Guiados pelo técnico Lula, o histórico esquadrão do Peixe entrou em campo naquela final com Gylmar, Lima, Mauro, Dalmo, Zito, Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Publicidade

O confronto foi o jogo 3 (extra) da final, previsto pelo regulamento da competição naquela época em caso de empate na soma dos placares dos 2 primeiros jogos. A partida ocorreu no Monumental de Nuñez, na Argentina, e teve um público de 45.980 espectadores.

+ PARA SABER MAIS SOBRE O SANTOS, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

A libertadores de 1962 foi um dos múltiplos títulos da década mais gloriosa da História santista, que venceu a competição também no ano seguinte e em 2011. O Peixe foi também campeão mundial naquele ano, contra o Benfica, e em 1963, contra o Milan.

Atualmente, o peixe figura no topo da lista dos brasileiros que mais venceram a América, com três conquistas, ao lado de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Grêmio.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile