Santos
Santos corre risco de não garantir vaga na Copa do Brasil de 2024
Santos tem chance remota, mas precisa pontuar em todas as rodadas do Campeonato Brasileiro
— Continua depois da publicidade —
O Santos tem uma enorme chance de fora da Copa do Brasil de 2024. Para isso não acontecer, necessita ficar entre o melhor colocado dos clubes que não vão disputar a Conmebol Libertadores.
Na atual situação, é o Athletico que está na sétima posição com 51 pontos.
Por outro lado, o Santos está na 14°colocação com 42 pontos. Neste momento, está a nove pontos de diferença do Furacão. Com quatro jogos em disputa, ou seja, 12 pontos.
Entenda o regulamento
Com o objetivo de alavancar a disputa dos campeonatos estaduais foram disponibilizadas 6 vagas para os paulistas no torneio.
Com o atual regulamento, o que prevaleceu foi o desempenho da edição do Paulistão de 2023.
Os clubes garantidos são Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo.
Mas, como Palmeiras e Red Bull Bragantino estão garantindo vaga na Libertadores pelo G-6 do Campeonato Brasileiro.
Além do São Paulo que é o atual campeão da Copa do Brasil e classificou automaticamente para o torneio internacional.
Com isso, abriu mais três vagas que posteriormente será para o Corinthians e Botafogo-SP. O time vencedor da Copa Paulista, no caso a Portuguesa Santista vai herdar a última vaga pelo mérito da conquista.
Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O Santos caiu na fase de grupos do estadual e segue distante na zona da Libertadores. Por isso, a chance de disputar a Copa do Brasil ficou complicada.
Em reunião ao Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda afirmou que a CBF poderia convidar o Santos para o formato da temporada de 2024.
Mas, o artigo 41 da competição não viabiliza convites, mas sim as melhores campanhas dos respectivos torneios idealizados pelas Federação Paulista de Futebol.
Segue o artigo
Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.