São Paulo
São Paulo comemora 30 anos da primeira conquista do Mundial
— Continua depois da publicidade —
Nesta terça-feira (13), o São Paulo comemora os 30 anos do primeiro título do Mundial: dia 13 de dezembro de 1992, o Clube que até então, era comandado pelo técnico Telê Santana, bateu o Barcelona dirigido por Johan Cruyff por 2 a 1 e conquistou seu primeiro título mundial.
Japão, 60 mil pessoas, jogo único. Era a primeira vez que o São Paulo disputava o torneio, que era disputado com formato antigo, quando somente os campeões da Europa e América do Sul se enfrentavam em uma só partida.
A história do São Paulo no Mundial começou a partir da conquista da Copa Libertadores. E tinha pela frente nada mais, nada menos do que o Barcelona, o favorito, pelo menos para a imprensa mundial.
O JOGO
O começo da partida era visivelmente um time tomando conta do campo brasileiro, trocando passes e invertendo muitas bolas, consequentemente, atrapalhando o sistema defensivo do time são-paulino. E foi até então, que, um dos destaques da equipe espanhola, Stoichkov, abriu o placar aos 12 minutos com um belo gol, de fora da área. Mas mesmo com toda a pressão do adversário, foi para cima e quase empatou com chute forte de Cafu, as o goleiro Zubizarreta fez uma bela defesa.
Com o ímpeto no máximo e precisando do resultado, o time são-paulino foi para cima e quase conseguiu no chute de Ronaldo Luiz, que marcaria um golaço. Não à toa, bem melhor na partida, aos 24 minutos empatou o jogo com bela jogada de Müller que deixou o zagueiro na saudade e Raí mandou para o fundo da rede.
O São Paulo era quem tinha a bola e o jogo ficou mais dinâmico e Müller quase marcou um golaço, mas o zagueiro não deixou. Naquele momento, o Barcelona saía somente nos contra-ataques, mas Zetti quem estava debaixo das traves e não deixava nada passar – mas quando a bola tomou outro caminho, quem estava para salvar era Ronaldo Luiz, que tirou a bola em cima da marca da cal.
Aos 34 minutos, Palhinha sofreu falta na entrada da área e era uma baita oportunidade para mudar o placar. E foi o que aconteceu: Raí na bola, chutou e gol no ângulo que colocou o São Paulo à frente.
E foi com aquele gol, com a alegria da cobrança, com Telê sorrindo, com os companheiros pulando de alegria, que o São Paulo sagrou-se campeão Mundial pela primeira vez. Apenas a primeira vez, já que os outros dois títulos viriam no ano seguinte e em 2005.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
FICHA DO JOGO
13/12/1992
Estádio Nacional de Tóquio – Tóquio/JAPÃO
Público: 60.000 pagantes
Fútbol Club BARCELONA 1 X 2 SÃO PAULO Futebol Clube
FCB: Zubizarreta; Ferrer, Ronald Koeman, Guardiola e Eusébio; Bakero (Goicoechea, 6’/2), Amor, Stoichkov e Michael Laudrup; Richard Witschge e Beguiristain (Nadal, 34’/2) | Técnico: Johan Cruyff.
Gol: Stoichkov, 12’/1.
SPFC: Zetti; Vítor, Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo (Dinho, 38’/2), Raí (capitão) e Cafu; Palhinha e Müller. Técnico: Telê Santana.
Gols: Raí, 27’/1; Raí, 34’/2.
ARBITRAGEM
Árbitro: Juan Carlos Loustau (Argentina)
Assistente 1: Park Hae Yong (Coréia do Sul)
Assistente 2: Shinichiro Obata (Japão)
Assistente 2: Shinichiro Obata (Japão)