Futebol americano
São Paulo recebe o primeiro jogo da NFL realizado na América do Sul
Em setembro, a cidade de São Paulo será a primeira da América do Sul a receber uma partida oficial da NFL (National Football League), a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. A escolha pela capital paulista é resultado de um processo estratégico de globalização da NFL, iniciado em 2005.
Na ocasião, a liga realizou seu primeiro jogo oficial fora dos Estados Unidos na Cidade do México, e desde então já visitou várias outras cidades, como Londres, Munique e Frankfurt. No Brasil, São Paulo precisou vencer a concorrência contra o Rio de Janeiro para ser escolhida como sede da NFL no país.
Ingressos esgotados
O jogo, que acontecerá na Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, tem expectativa de casa cheia após cerca de 42 mil ingressos serem vendidos em duas horas. Em campo, as equipes do Philadelphia Eagles e Green Bay Packers irão se enfrentar, marcando o início da temporada de 2024/2025.
De acordo com a prefeitura de São Paulo e a SPTuris, secretaria de turismo do município, a cidade deverá receber mais de 4 mil turistas norte-americanos para o evento. Financeiramente, a realização da partida trará mais de 60 milhões de dólares para a economia local.
A expectativa dos fãs é por um jogo difícil e acirrado, o que se reflete nas odds equilibradas da partida, segundo o mercado de apostas esportivas. No entanto, o Philadelphia Eagles, mandante do jogo, aparece com uma pequena vantagem perante os Packers.
Modalidade em alta no Brasil
Uma pesquisa recente conduzida pela Semrush, plataforma de marketing digital e alcance online, demonstrou que o futebol americano está em alta no país. Com dados coletados em 2023, o estudo identificou que foram feitas mais de 1 milhão de pesquisas mensais nas ferramentas de busca, relacionadas à NFL.
Essa média mensal representa um aumento de mais de 29% no interesse dos brasileiros pela NFL, quando comparado aos dados divulgados pelo mesmo estudo em 2022. Além disso, os números posicionam a principal liga de futebol americano entre as dez competições esportivas mais relevantes nas ferramentas de busca, à frente de torneios como Ligue 1 e Bundesliga. Nesse aspecto, a NFL só permanece atrás do Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, NBA, Premier League, Champions League e La Liga.
Não por acaso, a Cazé TV anunciou em julho que irá transmitir as partidas internacionais da NFL no Brasil, com o intuito de atender à demanda observada pela modalidade entre o público brasileiro.
O que esperar do futuro do futebol americano no país?
Apesar do movimento de ascensão, o futebol americano ainda se encontra em um estágio majoritariamente amador no Brasil. De forma geral, ainda são poucas as equipes e profissionais remunerados em atividade no país, e a profissionalização do esporte é algo que pode demorar bastante tempo para acontecer.
Um dos principais empecilhos para que mais pessoas se interessem pelo futebol americano no Brasil é o custo elevado dos equipamentos exigidos na modalidade. Além de calçados específicos, também é preciso investir em proteção para as costas, ombros, torso e cabeça.
Outro aspecto que dificulta o crescimento do esporte no país é a falta de campos adequados para a prática do futebol americano. Além do tamanho diferente do futebol tradicional, são usadas marcações específicas no gramado e um conjunto de traves situado a mais de 3 metros de altura. Por essa razão, a modalidade permanece restrita a um nicho restrito de brasileiros, moradores de grandes metrópoles, e é improvável que esse cenário mude radicalmente nos próximos anos.