Corinthians
São Paulo vence o Corinthians no estádio da Fazendinha e sai na frente nas finais do Brasileirão Feminino Sub-18
— Continua depois da publicidade —
São Paulo e Corinthians começaram a disputar, na manhã deste domingo (3), as finais do Campeonato Brasileiro Sub-18 2021 e foram as visitantes quem se deram melhor no estádio da Fazendinha, vencendo o jogo por 3 a 0 e saindo em vantagem na decisão.
Antes da bola rolar, a técnica Daniela Alves não pode contar com Cardoso — que por conta de lesão ficou fora da primeira partida da final, mas esteve no banco de reservas para dar apoio às suas companheiras — e escalou o time da seguinte forma: Nanda; Áhlice Guedes, Duda Mineira, Bell e Dayse; Isa Morais, Júlia Brito e Vick; Miracatu, Manu Olivan e Laysla.
Já Thiago Viana, o treinador são-paulino, não poupou as defensoras Lauren e Clara, que atuaram no sábado (2) pelo time profissional do Tricolor paulista contra o Realidade Jovem pelo Paulistão e escalou sua equipe com: Marcelle; Ravena, Lauren, Alves e Clara; Joyce, Duda e Carol; Milena, Giovaninha e Duda Rodrigues.
Os 80 minutos
Desde os primeiros minutos, o São Paulo foi para cima do Corinthians e começou pressionando. Além de apertar o Timão com uma marcação alta, as visitantes buscavam manter a posse de bola e impor seu jogo sobre as donas da casa, que aos poucos igualaram as ações.
Por conta do horário de início da partida — 10 horas da manhã — e temperatura no Parque São Jorge — cerca de 28°C —, a partida foi paralisada para hidratação na metade da primeira etapa. Após a pausa, o Tricolor passou a novamente assumir o controle do clássico, encontrar espaço para trocar passes e assim chegou ao seu gol.
Aos 33 minutos, após lançamento de Duda, Giovaninha avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro, encontrando Milena na segunda trave. A camisa 11 só teve o trabalho de empurrar a bola para redes antes de abrir o placar.
Depois de 40 minutos mais os acréscimos, as equipes foram para os vestiários e, para o segundo tempo, a técnica Daniela Alves preparou mudanças no Timão. Jullyana Gaia e Sorriso entraram nos lugares Áhlice Guedes e Isa Morais.
As substituições, porém, não surtiram efeito e, logo em um de seus primeiros ataques na segunda etapa, o São Paulo dobrou o marcador. Novamente, Giovaninha recebeu a bola na entrada da área e com um toque sutil colocou Duda Rodrigues na cara do gol, que de perna esquerda não perdoou a goleira Nanda.
Mesmo com o segundo gol e com a partida dominada a seu favor, as tricolores não diminuíram as ações ofensivas e buscaram a todo momento aumentar a vantagem, principalmente com ligações diretas tentando explorar a velocidade das atacantes Gica, Isa e Paola, que entram no decorrer do duelo.
No entanto, a partir da segunda metade da etapa complementar, muitas jogadoras de ambas as equipes sentiram a parte física, fazendo a partida ser paralisada para atendimentos médicos.
Antes da juíza apitar o final da partida, porém, deu tempo para o São Paulo aumentar o passo rumo ao título. Após cobrança de falta de Carol desviada na barreira, Isa acertou um belo voleio, dando números finais ao jogo.
Com 3 a 0 a seu favor, o time comandado por Thiago Viana joga a segunda partida da final como mandante, no estádio Marcelo Portugal, em Cotia. Além da vantagem, as tricolores estão invictas na competição, somando nove vitórias e três empates.
O Timão vai pro segundo jogo da final, além de rever sua estratégia e tentando devolver o resultado, com a experiência de já ter revertido um duelo em que saiu na desvantagem. Nas semifinais, contra a Ferroviária, perdeu o primeiro jogo em casa por 1 a 0, bateu a equipe de Araraquara na Arena Fonte Luminosa por 3 a 2 e arrancou a classificação nas penalidades máximas.
Todos esses pontos são ingredientes que acompanham o Majestoso decisivo do Brasileirão Feminino Sub-18, que acontece no próximo domingo (11), às 11h (horário de Brasília).