São Paulo
São Paulo vende Newerton para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia
— Continua depois da publicidade —
Na manhã desta quinta-feira o Tricolor anunciou a venda de uma de suas maiores promessas da base. Newerton, ponta direita habilidoso de apenas 18 anos, foi negociado e vendido para o time da Ucrânia, Shakhtar Donetsk.
Os clubes entraram em acordo na noite desta quarta-feira, e o jovem jogador já viaja para a Europa na intenção de realizar os exames médicos e assinar seu contrato válido por cinco anos.
Newerton era visto pela diretoria do São Paulo como um dos jogadores mais promissores das divisões de base, suas características correspondiam com os pedidos de todos os treinadores que passaram recentemente pelo São Paulo.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Entretanto, o atleta não chegou a sequer ser relacionado para vestir a camisa do clube em uma partida profissional. Pelo sub-20, Newerton já fez 19 partidas e marcou quatro gols durante os jogos.
Natural de Pernambuco, Newerton se mudou para São Paulo em 2019 após se destacar no sub-15 do Sport. A temporada de 2022 do atacante foi o maior atrativo para o clube europeu, foram 18 gols em 28 jogos pelo sub-17.
A compra do Shakhtar, que não teve seus valores revelados, foi de bom agrado para a diretoria do Tricolor, que viu a possibilidade de faturar um precioso valor que não era planejado, criando assim uma chance maior de segurar nomes como os de Pablo Maia e Beraldo ainda nesta janela de transferências.
Histórico com brasileiros
O clube ucraniano é conhecido por ser o “abridor de portas” da Europa para as jovens promessas do futebol brasileiro. Nomes conhecidos do futebol nacional já passaram pelo time europeu, como Bernard, Pedrinho, Taison e Fred.
A equipe da Ucrânia tem constância participação na UEFA Champions League, visto por muitos como o maior torneio de clubes do planeta. O que torna possível outros clubes de maior escalão olharem para o futebol de Newerton.