Z - Agência ENM
Scheidt eleito o embaixador da Semana de Vela de Ilhabela 2024
O evento acontecerá de 20 a 27 de julho
— Continua depois da publicidade —
Robert Scheidt, o maior medalhista olímpico do Brasil, foi nomeado embaixador oficial da 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
O evento acontecerá de 20 a 27 de julho, tendo como sede o Yacht Club de Ilhabela (YCI).
A maior competição de vela oceânica da América Latina deverá reunir mais de 100 barcos e 900 velejadores nesta temporada.
Haverá uma homenagem especial aos atletas olímpicos que marcaram a história da modalidade. A vela, uma das mais vitoriosas modalidades olímpicas brasileiras, já conquistou 19 medalhas nos Jogos.
Robert Scheidt, que é o maior nome da vela brasileira com cinco medalhas olímpicas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze), mora em Ilhabela (SP) desde o final de 2023. Ele destacou a importância da Semana Internacional de Vela de Ilhabela:
“É um evento bem organizado em um local privilegiado para velejar. No inverno brasileiro, temos condições maravilhosas, com vento na Ponta das Canas ou no Canal. Há uma enorme quantidade de barcos participando, permitindo que velejadores se testem uns contra os outros. Tem gente de todas as idades”.
“A vela está no meu sangue! Quando posso, velejo de Wing, Laser e barcos grandes aqui no Canal de São Sebastião. Após Atlanta 1996, esta será a primeira Olimpíada da qual não participarei. É uma sensação estranha, mas nunca estive tão relaxado, tão calmo… Estou torcendo para a Equipe Brasileira de Vela”, contou Scheidt.
Scheidt participa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela desde 1982, quando navegava de Optimist na Semana de Monotipos, em um barquinho de madeira. Ele venceu em duas oportunidades a bordo de barcos grandes: em 2011 com o HPE-25 Atrevido e em 2022 com o C-30 Caballo Loco. Nesta temporada, ele já competiu na Copa Mitsubishi e deve estar presente no evento, embora ainda não tenha definido em qual barco competirá.
Segundo Scheidt, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento socialmente muito bem definido: “Não é só a parte na água, há muitas atividades dentro e fora do clube. É diferente da Europa, onde terminam as regatas e vão para casa. Aqui, temos grandes eventos e uma programação extensa”.
O diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Demian Pons, comemorou a escolha de Robert Scheidt como embaixador, destacando que ele não é apenas um nome reconhecido no mundo da vela, mas uma lenda viva:
“Sua carreira é marcada por conquistas impressionantes e um compromisso incomparável com o esporte. Sua habilidade excepcional na água é igualada apenas pela sua dedicação em inspirar e capacitar as gerações futuras de velejadores”.
”Ao selecionar Scheidt como embaixador da Semana de Vela de Ilhabela, buscamos não apenas alguém com um currículo impressionante, mas também alguém que personificasse os valores de excelência, paixão e dedicação que este evento representa”.
Neste ano, Robert Scheidt lançará uma biografia intitulada “Robert Scheidt – O Amigo do Vento”, prevista para ser publicada no início de junho.
Escrita pelo jornalista Rafael De Marco, a obra narra toda a jornada do velejador e terá 396 páginas.