Ponte Preta
Sem brilho, mas com raça: Ponte Preta ainda sonha com classificação no Paulista
— Continua depois da publicidade —
A Ponte Preta ainda pode sonhar com uma classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista. A retomada do estadual pode reservar reviravoltas na tabela, e a desesperada Macaca ganhou por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Barueri, respirou na luta contra o rebaixamento e tirou qualquer chance do Novorizontino de avançar às quartas de final. Bruno Rodrigues e João Paulo, um em cada tempo, fizeram os gols do jogo. A eliminação do Tigre, por tabela, representa a classificação antecipada de Santo André e Palmeiras no Grupo B, a uma rodada do fim da primeira fase.
Para se livrar da degola, não foi necessário brilhantismo, mas raça e determinação. Foi exatamente o que fez a Ponte Preta na Arena Barueri. Mesmo com pouco tempo de trabalho, condicionamento físico merece ser elogiado. Macaca ‘soube correr’ e suportou bem os 90 minutos.
De forma geral, nenhum jogador deu indícios tão negativos. Apodi, Dawhan e Bruno Rodrigues foram, sem dúvidas, um dos mais regulares. Curiosamente, trio foi muito criticado pela torcida antes da pandemia.
Mesmo com uma campanha superior à Ponte no geral, o Novorizontino, com 16 pontos, está eliminado, sem chance de alcançar Palmeiras e Santo André, seja por pontuação ou critérios de desempate.
A Ponte vai dormir dentro da zona de classificação do Grupo A às quartas de final. Com 10 pontos, saiu da lanterna e passou Botafogo (oito), Água Santa e Oeste (dez cada). Como Água Santa e Oeste também estão no Grupo A e a Ponte leva vantagem nos critérios de desempate, pulou momentaneamente para a segunda posição da chave. Botafogo, Água Santa e Oeste entram em campo nesta quinta.
A última rodada da primeira fase está marcada para domingo, com todos os jogos às 16h. A Ponte tem pela frente o Mirassol, em São Bernardo do Campo, enquanto o Novorizontino enfrenta o Santos na Vila Belmiro. Os jogos só podem acontecer em cidades na fase amarela e sem torcida. Por isso, o mando de campo, neste cenário, é apenas uma formalidade da tabela.