Guarani
Sem calendário definido na base em 2021, Guarani desliga Sérgio Baresi
— Continua depois da publicidade —
Após disputa da Copa Paulista, Sérgio Baresi não faz mais parte das categorias de base do Guarani.
O treinador foi desligado pelo Conselho de Administração em meio à indefinição do calendário do Campeonato Paulista Sub 20 em decorrência da Covid.
LEIA MAIS: Com Giba Félix fora, Guarani contrata preparador de goleiros do Paysandu
Embora a decisão não tenha sido oficialmente divulgada, a diretoria já promoveu, no início deste ano, uma intensa reformulação no setor, meses depois de ser obtido o Certificado de Clube Formador junto à CBF, um feito inédito desde 2007 – o documento traz uma série de benefícios.
A saída de Baresi e de outros treinadores da base é explicada pelo fato de o Alviverde trabalhar com o enxugamento das despesas enquanto não há nenhuma competição oficial confirmada para o primeiro semestre de 2021 em âmbito estadual e/ou nacional.
Prova disso é de que, por enquanto, a garotada, liberada para férias no fim da temporada, ainda sequer iniciou os treinamentos em Campinas, o que deve impactar, posteriormente, no processo de formação de jovens no Sub 20 e Sub 17, principais prioridades do clube.
DETALHES
Baresi, que comandou o Guarani contra o CRB na Série B do Campeonato Brasileiro antes da chegada de Felipe Conceição, tinha pretensão de ser efetivado como auxiliar permanente, porém está livre no mercado – por conta do currículo cheio, já tem sondagens de outros clubes.
O ex-zagueiro não tinha contrato válido com o Bugre, haja vista ser registrado em CLT, o que minimiza a possibilidade de problemas trabalhistas.
BALANÇO
Durante estada no Brinco de Ouro da Princesa, treinador colecionou trabalhos em três competições a nível estadual.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, amargou eliminação precoce na primeira fase, com a lanterna do grupo e nenhuma vitória: dois empates (Vitória e Serra-ES) e uma derrota (XV de Jaú).
Um pênalti desperdiçado por Renanzinho, nos acréscimos do último jogo, cravou a queda.
Na Copa Paulista, com Sub 23 e algumas peças do principal, Guarani também caiu de forma precoce e na última posição da chave: em seis jogos, desempenho registrou quatro pontos, com uma vitória, um empate, quatro reveses, oito gols pró, 16 gols contra e 22,2% de aproveitamento.
ÁPICE
A melhor campanha de Baresi à frente do Sub 20 foi registrada no Campeonato Paulista Sub 19.
Na geração de Victor Ramon, Pedro Moraes, Bidu, Pedro Acorsi e Matheus Souza, time campineiro foi eliminado na terceira fase e, por pouco, não avançou às quartas de final.