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Semana de Vela de Ilhabela 2024 terá estreia da RGS-Cruiser
Antiga Bico de Proa passa a se chamar RGS-Cruiser e é considerada a classe mais animada da SIVI
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A edição de 2024 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela trará uma emocionante novidade para as regatas de oceano.
A classe Bico de Proa, agora rebatizada como RGS-Cruiser, chega com novas regras projetadas para garantir uma competição mais equilibrada e emocionante nas águas de Ilhabela (SP).
Essa transformação é uma iniciativa da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica, visando aprimorar a competitividade e a justiça nas competições oceânicas em todo o país. A categoria já fez sucesso em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, a Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).
De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser promete oferecer muita diversão na água, envolvendo um número crescente de entusiastas da vela.
“A classe é incrível porque é descontraída, acessível e proporciona uma competição emocionante para todos os participantes. Não é necessário ter equipamentos caros ou velas extravagantes. Muitas vezes, vemos famílias inteiras, incluindo crianças e até avós, competindo juntas”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.
“É uma verdadeira festa no YCI, com uma competição animada acontecendo ao mesmo tempo. A RGS-Cruiser veio para agregar ainda mais diversão e camaradagem”.
A proposta dos organizadores é manter a simplicidade a bordo. “Os participantes podem simplesmente chegar com seus barcos, que já devem possuir o certificado necessário. No site da RGS, está disponível uma lista de todos os TMFs agregados”, destacou Cuca Sodré.
De acordo com a nota técnica publicada pelo comodoro da ABVO, Bayard Neto, somente barcos de cruzeiro que possam ser medidos de acordo com a classe BRA-RGS serão admitidos na RGS-Cruiser. Isso visa garantir a justiça nas competições, algo que não era assegurado anteriormente na classe Bico de Proa.
Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos três anos sob qualquer sistema de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outros, não serão aceitas na categoria RGS-Cruiser.
“Na vela oceânica, temos uma ampla variedade de tamanhos de barcos e velas. Para garantir uma competição justa, foram estabelecidas regras de rating, que são coeficientes calculados com base em uma equação matemática de medição de cada barco”, explicou Bayard Neto. “Na antiga classe Bico de Proa, que não possuía nenhum sistema de rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco maior de forma justa”. Essa medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em uma reunião realizada em 9 de abril de 2024.