Mais Esportes

Semana de Vela de Ilhabela abre contagem regressiva de um mês para regatas

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e está próxima de atingir a marca dos 100 barcos inscritos, mesmo faltando um mês para as regatas.

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A tradicional competição de vela oceânica terá equipes divididas em classes como HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. 

Publicidade

As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela estão abertas no site oficial da regata.   

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil.

A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

”Velejadores de toda a América do Sul estão se preparando para o início da emocionante 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – SIVI!”

”Estou muito animado e, junto com a nossa Comissão Organizadora, estamos a todo vapor para os preparativos finais. O evento anual, que ocorrerá em breve, promete ser uma celebração inesquecível da vela e do mar”.

”Destacando a importância da inclusão, a SIVI sediará a Regata Vela do Amanhã no dia 22 de julho”.

”Nesse dia especial, estamos ansiosos para receber 150 crianças, proporcionando-lhes a oportunidade única de velejar e vivenciar a magia dos mares”.

”Será um momento de aprendizado, diversão e, acima de tudo, inspiração para as futuras gerações de velejadores. Junte-se a nós nessa jornada marítima excepcional!”, disse Mauro Dottori, organizador do evento.

Barcos de outros estados, como Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão se programando para trazer os barcos para Ilhabela (SP).

A logística de descer ou subir o Oceano Atlântico é uma das partes mais importantes do planejamento para correr o campeonato.

Segundo Luciano Secchin, líder do +Bravíssimo, o segredo para fazer uma grande Semana de Vela é fazer a melhor preparação possível.

”Não dá para chegar num evento tão importante montando uma tripulação de véspera! Tem que testar o barco antes, os equipamentos e principalmente ter concentração na hora da regata. Quem vem de fora, precisa estar tudo certo. Da passagem de avião ou de ônibus, até a comida a bordo. Tem que se preocupar apenas em velejar”. 

As equipes seguem se preparando para disputar a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela desde as mais amadoras até mesmo as que utilizam velejadores com passagem por barcos olímpicos e pan-americanos.

Desde o último fim de semana, parte dos barcos inscritos participa da Copa Mitsubishi, também na cidade do litoral norte paulista. O evento é realizado há 23 anos e a etapa de junho é considera uma das mais importantes, pois é a última antes da SIVI.  

”Nas regatas da Copa Mitsubishi trocamos um pouco a formação da equipe para ajustar a tripulação, e o resultado deu muito certo e a equipe está cada vez mais entrosada! Usamos isso para aquecer para a Semana de Vela e brigar pelo título da ORC. O barco está muito bom”, contou Marcelo Bellotti, comandante do Phytoervas.


Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile