Futebol Internacional
Sevilla vence a Roma nos pênaltis e conquista sétimo título de Liga Europa
— Continua depois da publicidade —
Pela decisão da Liga Europa, Sevilla e Roma se enfrentaram, nesta quarta-feira (31), na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. Em jogo bastante disputado, as equipes empataram por 1 a 1 e o plcar não se alterou até mesmo na prorrogação. Na disputa por pênaltis, o Sevilla venceu por 4 a 1 e conquistou o sétimo título da Liga Europa.
Na escalação para o jogo, o Sevilla teve apenas o desfalque do argentino Marcus Acuña, expulso contra a Juventus, na semifinal. Pelo lado da Roma, o técnico José Mourinho manteve a base da escalação da equipe italiana, tendo principalmente a dupla Paulo Dybala e Tammy Abraham no ataque.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
PRIMEIRO TEMPO:
No começo do jogo, as equipes não chegavam ao ataque com grande perigo e, embora o Sevilla estivesse mais presente no ataque, nada se alterava. O primeiro ataque mais perigoso veio aos dez minutos, quando Dybala recebeu na direita e tocou em Çelik. O lateral cruzou rasteiro, Spinazzola bateu e Bono fez grande defesa.
Apesar da oportunidade da Roma, o jogo pouco se alterou e as equipes não conseguiam chegar ao ataque com real perigo. Até que aos 34 minutos, Rakitic perdeu bola no meio campo e Mancini deu grande lançamento para Dybala pela esquerda. O argentino invadiu a área e bateu na saída do goleiro Bono para fazer o primeiro: Roma 1 a 0.
Atrás do placar, o Sevilla foi obrigado a se lançar ao ataque e teve boa chance pouco depois dos 40 minutos, mas a defesa da Roma afastou o perigo. Logo depois, na cobrança de escanteio, Fernando escorou de cabeça e mandou por cima. A última chance do empate foi com Rakitic, que recebeu de Óliver Torres e chutou da entrada da área, mas carimbou a trave esquerda.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, o técnico José Luis Mendilibar apostou em duas mudanças no Sevilla: Suso e Lamela entraram nos lugares de Bryan Gil e Óliver Torres. As mudanças deram uma nova cara ao Sevilla, que partiu em busca do empate, mas só conseguiu aos dez minutos. Em jogada pela direita, Jesús Navas cruzou para a área, Mancini tentou afastar, mas acabou marcando contra: 1 a 1.
O jogo voltou a cair novamente de nível e as chances pouco eram criadas. Após os 20 minutos, o Sevilla teve outra oportunidade após falta na intermediária. No cruzamento, Abraham finalizou, mas Bono defendeu e, no rebote, Ibañez mandou longe. Pouco depois, Mourinho mexeu na equipe e mandou a campo Wijnaldum no lugar de Dybala.
A Roma fez outra mudança pouco depois com a entrada de Belotti no lugar de Abraham. No entanto, quem foi ao ataque foi o Sevilla e a arbitragem marcou pênalti quando Ibañez dividiu com Ocampos no ataque. Após revisão no VAR, o árbitro voltou atrás na marcação da penalidade. A Roma se lançou ao ataque e, após cobrança de falta na área, Belotti desviou e mandou pra fora.
Já nos acréscimos, o Sevilla quase conseguiu a virada, quando En-Nesyri recebeu cruzamento e cabeceou, mas mandou por cima do gol. No último lance, Suso arriscou de fora, Rui Patrício deu rebote e, na sobra, Fernando desperdiçou a chance do título.
PRIMEIRO TEMPO DA PRORROGAÇÃO:
Para a prorrogação, a Roma voltou com uma mudança: Zalewski entrou no lugar de Çelik. Ainda antes dos cinco minutos, sem qualquer chance de real perigo, o Sevilla fez mudança dupla: Rekik e Montiel entraram nos lugares de Alex Telles e Navas. A primeira etapa da prorrogação, no entanto, não teve grandes oportunidades e o placar não se alterou.
SEGUNDO TEMPO DA PRORROGAÇÃO:
Para o segundo tempo, a Roma voltou com duas mudanças: El Shaarawy e Llorente nos lugares de Spinazzola e Pellegrini. Apesar disso, a segunda etapa não foi tão diferente da primeira e as duas equipes não conseguiram um real lance de perigo para buscarem alterar o marcador na decisão. Assim, a disputa foi para os pênaltis.
PÊNALTIS:
Na disputa por pênaltis, o Sevilla foi melhor e conseguiu conquistar o seu sétimo título na Liga Europa. A vitória por 4 a 1 nas disputas foi construída com gols de Ocampos, Rakitic, Lamela e Montiel. No lado da Roma, Ibañez e Mancini perderam e, desta forma, o Sevilla conquistou o título.
COMO FICA:
Com a vitória, o Sevilla conquistou o seu sétimo título da Liga Europa e vai disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada. A Roma, por sua vez, segue sem conquistar títulos da competição continental e acumula o seu segundo vice dentro da Liga Europa.