Mais Esportes

Skatistas que competirão no STU visitam Pão de Açúcar e falam sobre o torneio

O torneio de skate acontecerá entre os dias 16 a 20 deste mês, no Rio, e reuniu os atletas em passeio turístico.

Publicado em

Foto: Gabrielly Almeida
— Continua depois da publicidade —

O torneio de skate acontecerá entre os dias 16 a 20 deste mês, no Rio, e reuniu os atletas em passeio turístico.

Nesta semana, ocorrerá no Rio de Janeiro o maior evento de skate de todos os tempos, o “STU Pro Tour”. O evento que acontecerá entre os dias 16 a 20 é considerado uma das maiores organizações por reunir skatistas tanto nacionais quanto internacionais, que disputam a liderança do ranking em diferentes modalidades. 

Tendo em vista toda a importância do campeonato, os atletas puderam conhecer um pouco da cidade que sediará o torneio. Eles fizeram uma visita ao Pão de Açúcar, grande e renomado ponto turístico da cidade.

Publicidade

O passeio, além de impressioná-los, também ajudou os atletas a descontrair e aproveitar um pouco da “Cidade Maravilhosa”, antes do início do STU (Skate Tour Urbe). O atual líder do ranking de Street, o paulista Ivan Monteiro, falou um pouco sobre sua experiência no passeio:

“O Rio de Janeiro já está no meu coração faz tempo, sempre venho para cá. Já vim aqui muitas vezes e é uma cidade que eu gosto muito, todo mundo é bem receptivo. Tenho muitos amigos que moram aqui, então sempre que eu venho para cá, eu acabo vendo várias pessoas que eu já não vejo há muito tempo e isso é muito bom”, disse Ivan.

Este torneio já acontece há bastante tempo em diferentes regiões do país, mas esta será a primeira vez que eles abrirão o evento para skatistas internacionais.  Além de tornar a disputa cada vez mais interessante, também fica mais acirrada. Desse modo, a curitibana Maria Almeida, que venceu o seu primeiro título no STU em Porto Seguro, contou um pouco sobre sua visita no Rio e sobre suas expectativas para o primeiro dia de competição:

“Tem coisa boa, é bonito, tem um monte de coisa boa para fazer. O que não vai faltar para você fazer aqui é se divertir… E nossa, hoje a gente estar vindo aqui no Pão de Açúcar, foi uma experiência muito ‘daora‘“, disse ela, que completou: “Sobre o STU, está sendo muito legal, porque eu fiquei muito feliz de ter ganhado o STU, e esse meu título me deu mais confiança para este evento. Eu me sinto bem confiante, estou treinando certinho. Este evento tem muita gente de fora e isso é o que eu acho mais legal”, disse Maria.

Além disso, o campeonato também contará com a participação de paratletas que têm sido grandes referências para diferentes pessoas de diversas idades, mostrando que o “mundo do skate” é bastante acessível e inclusivo. Os paratletas Vini Sardi e Tony Alves, que são presidente e diretor da ABPSK (Associação Brasileira de Paraskateboard), respectivamente, comentaram sobre a associação e sobre o campeonato:

“Eu sou o atual presidente da Associação Brasileira de Paraskate, trabalhando para a introdução do Paraskate dentro das Paralímpiadas. Nós tivemos recentemente em Paris para fazer algumas apresentações junto com a Casa Brasil e fomentar o Paraskate dentro das entidades, enfim, no mundo paraolímpico. E sobre o STU, é sempre muito legal estar competindo nele, porque é o maior evento de sakte do Brasil, um dos maiores do mundo, é um evento que abre as portas para o Paraskate, durante todo o ano, nos Nationals e agora aqui também no Pro Tour, que vai ser a primeira etapa internacional do Paraskate, vão vir 8 gringos para competir conosco, então a gente está trabalhando bem forte, sempre com a minha ajuda”, revelou Sardi.

“Ah cara, para mim, todo esse rolê da ABPSK, ter começado e eu ter conseguido de fato colocar o Paraskate no STU de forma consolidada, todos os anos, todos os eventos, a gente poder tá ali mostrando, tipo, para o público geral, para o público PCD, que o skate é uma opção de esporte que pode ajudar tanto na questão de práticas físicas quanto na de fazer um esporte novo, um pouquinho mais diferenciado ali, um pouco mais difícil que é o skate, mas eu acho que poder ser isso e poder inspirar as pessoas a começarem esse esporte ou inspirar as pessoas a falarem para os filhos ou para outras pessoas é algo muito importante que eu queria muito que tivesse tido, quando eu era mais novo”, finalizou Tony.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile