Conmebol Sul-Americana
Sonhando com o título, Fortaleza e LDU se preparam para final no Uruguai
Martín Lucero e Paolo Guerrero são as principais esperanças de gol no duelo entre Fortaleza e LDU na final da Copa Sul-Americana.
— Continua depois da publicidade —
Chegou a hora, chegou o momento de conhecermos o campeão da Copa Sul-Americana 2023! Fortaleza e LDU duelam no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, Uruguai. A partida marcada para às 17:00 (horário de Brasília) desse sábado pode ser o primeiro troféu internacional do Leão e o quinto da La U.
- Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
Com uma campanha dos sonhos até aqui (apenas uma derrota em toda competição, ainda na fase de grupos) na Copa Sul-Americana (lembrando que o clube chegou a competição após eliminação na fase de Pré Libertadores) o Fortaleza chega credenciado por ter derrubado o tradicional Corinthians na fase de semifinal. Aliado ao retrospecto dentro da competição internacional, o Tricolor do Pici vem evoluindo e lapidando cada vez mais seu estilo de jogo rápido e “agressivo” sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, que assim como o clube nordestino, busca sua primeira conquista internacional na carreira.
Assim sendo, aliando uma boa campanha internacional a campanha positiva também no campeonato nacional (o Leão é o 9º colocado com 42 pontos) pese as duas derrotas nos últimos jogos, o Fortaleza chega embalado e “respirando o sonho” de ser campeão da Copa Sul-Americana. A euforia é tamanha que a torcida do tricolor rapidamente esgotou os 4mil ingressos disponibilizados diretamente para ela e alguns torcedores cometeram “loucuras” para estarem presentes no Uruguai apoiando o Leão.
Do lado da LDU, a tradição internacional pode ser um fator decisivo já que o time equatoriano se acostumou a levantar taças continentais nos últimos anos: Libertadores (2008), Copa Sul-Americana (2009) e a Recopa Sul-Americana (2009 e 2010). Assim sendo, além de já ter conquistas a nível de continente, o atual elenco dos Azucenas tem o vitorioso atacante Paolo Guerrero como peça vital em seu elenco comandado por Luís Zubeldia (que assim como Vojvoda do lado do Fortaleza, também busca seu primeiro torneio internacional).
A campanha da LDU como um todo vem sendo bastante consistente principalmente por saber explorar o fator altitude, mas não apenas isso: o time do Equador tem uma sólida defesa liderada pelo goleiro Alexander Domínguez e complementada pelos zagueiros Quintero, Adé, Rodríguez e Quiñonez que devem ser obstáculos muito complicados para o veloz ataque do time brasileiro.
Em adendo, no que diz respeito a liga local, a Liga Deportiva Universitaria já teve sua primeira metade encerrada (a equipe terminou na 3ª posição) e na segunda metade do torneio, atualmente a LDU ocupa o segundo lugar com 18 pontos e uma partida a menos.
FICHA DO JOGO
- Partida: Fortaleza x LDU
- Competição: Copa Conmebol Sul-Americana (final)
- Horário: 17:00 (horário de Brasília)
- Estádio: Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, Uruguai
- Arbitragem: Jesus Valenzuela-VEN (árbitro); Jorge Urrego-VEN, Tulio Moreno-VEN (assistentes); Jorge Baliño-ARG (VAR)
- Transmissão: SBT, Canais ESPN e Star+
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Marinho e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
LDU: Domínguez; Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Piovi, Martínez e González; Jhojan Julio, Ibarra e Paolo Guerrero. Técnico: Luis Zubeldía.