América-MG

As Spartanas: o 2022 do futebol feminino do América-MG

Publicado em

Foto: Mourão Panda / América
— Continua depois da publicidade —

Depois de um ano de 2021 de bons resultados, essa temporada de 2022 começou enchendo os torcedores do América-MG de esperanças com as Spartanas. E não era pra menos. Após ter passado perto do acesso para a Série A1 do Brasileirão na temporada passada, o Coelho se reforçou e trouxe a meio-campista Aline Guedes (ex-Atlético-MG e Flamengo) e a atacante Letícia Oliveira (ex-Cruzeiro).

As metas para 2022 eram claras: classificar para a Série A1 do Brasileirão e conseguir disputar a final do Campeonato Mineiro. Mas, mesmo com investimento e um elenco melhor, estes objetivos não se concretizaram.

Para lutar pelo acesso, as Spartanas teriam que se classificar entre as duas primeiras num grupo que tinha além do Coelho, Athletico-PR, Aliança (GO) e Minas Brasília (DF).

Publicidade

Mas a atual temporada começou mal, e logo na primeira partida da Série A2, as Spartanas foram goleadas pelo Athletico-PR por 6×0. Ainda assim, as meninas do América não baixaram a cabeça e na segunda rodada, venceram o Aliança (GO) por 3×1. Este resultado mostrou a qualidade do time e animou a comissão técnica. Para a sequência da competição, um adversário parelho: o Minas Brasília. E o resultado não foi bom. O time mineiro foi derrotado por 2×1 pelas brasilienses.

Com esses resultados, o sonho do acesso estava ficando distante mas não impossível. E no returno as meninas do América correram atrás e venceram duas partidas seguidas – o Minas Brasília por 1×0 e o Aliança (GO) por 2×1.

Assim, restava a última rodada da fase de grupos e para se classificar, o Coelho tinha que vencer e o Minas Brasília não poderia ganhar. Infelizmente aconteceu o contrário, e as Spartanas foram superadas pelo Athletico Paranaense por 3×1 e o Minas Brasília superou o Aliança por 1×0. Essa combinação de resultados eliminou o time mineiro logo na primeira fase de grupos, com 9 pontos na terceira posição.

Porém a temporada não estava terminada. Restava um objetivo para o fim da temporada, que era o Campeonato Mineiro. O objetivo era acessível, mas para isso, o Coelho tinha logo na estreia um clássico contra o Cruzeiro. O resultado do clássico foi 1×1, retratando o quão disputado foi a partida.

No decorrer da competição, as Spartanas perderam para o Atlético por 2×1. Depois do tropeço no clássico, vieram 3 vitórias consecutivas contra Uberlândia (2×1), Nacional (4×0) e uma goleada contra o Araguari (8×0), com 3 gols da artilheira Letícia Oliveira. Estes resultados levaram o time para as semifinais e, novamente contra o Atlético.

Nas semis, as Spartanas até venceram o jogo de ida por 1×0 mas na volta foram derrotadas por 4×1, pondo fim ao sonho do título estadual.

Mas mesmo sem ter conquistado os objetivos para a temporada, o ano de 2023 ainda é promissor. Um novo técnico assumiu a equipe – Jorge Victor, jovem treinador de 28 anos acumula passagens por Ceará e Cruzeiro, veio para o Coelho com a intenção de integrar jovens ao elenco e quer levar as Spartanas para a Série A1 em 2023. Além dele, outro motivo de esperança é a atacante Letícia Oliveira, que terminou a temporada como artilheira do Campeonato Mineiro com 6 gols.

Para saber mais sobre o América-MG, siga Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile