Sport
Sport bate Retrô novamente e conquista 43º título pernambucano
— Continua depois da publicidade —
Rei do estado de Pernambuco, dono do futebol na terra dos altos coqueiros. Absoluto. Invicto. Melhor campanha, ataque mais eficiente e defesa menos vazada. O Sport retoma a hegemonia ao vencer o Retrô por 2 a 0 e conquistar o Campeonato Pernambucano pela 43ª vez em sua história. O jogo foi realizado na tarde deste sábado (22), no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE, pelo segundo e decisivo confronto da decisão do estadual. Vagner Love e Gabriel Santos marcaram os gols da vitória rubro-negra.
Com a necessidade de reverter a vantagem rubro-negra depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, a Fênix não levou em consideração o mando de campo e partiu para cima. A primeira oportunidade da partida veio com a equipe áurea-cerúlea aos dois minutos, quando Fernandinho recebeu passe na área e bateu colocado com muito perigo. Minutos depois, uma chance ainda mais clara. Alencar recebeu no lado da área e bateu na trave. Fernandinho ficou com o rebote e tentou duas vezes. Na primeira, Ewerthon bloqueou na pequena área. Na segunda, mandou por cima da meta.
Mas o Sport sabia da força de seu elenco, ainda mais com o apoio do torcedor. Na primeira tentativa, Ewerthon bateu colocado com perigo. Na segunda, bola na rede. Aos 20 minutos, Fabinho recuperou a bola de Alencar e tocou para Jorginho na área. Meia chutou e Jean defendeu. No rebote, Fabinho acionou Vagner Love. O centroavante passou por dois marcadores e balançou as redes. A equipe rubro-negra teve mais chances ao longo do primeiro tempo, mas faltou caprichar na pontaria. Nos acréscimos, duas expulsões aos visitantes. Radsley cometeu falta dura em Ronaldo Henrique, tinha recebido amarelo, mas depois da revisão da arbitragem de vídeo, foi expulso. Pela reclamação, o técnico Dico Woolley também recebeu o cartão vermelho.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Com dez em campo, o Retrô sentiu o aspecto mental, físico e a superioridade adversária com um a menos. Desgastado pela maratona de jogos decisivos, os donos da casa adotaram uma postura mais cautelosa em administrar o resultado. Ainda assim, tinham as melhores chances. Fabinho, Gabriel Santos e Vagner Love não marcaram por muito pouco. Aos 26 minutos, o lateral-direito Ewerthon foi expulso após discussão com Edson e deixou as duas equipes com dez jogadores.
A igualdade em campo animou a Fênix, que foi em busca das últimas tentativas para ficar com o título. Matheus Serafim, Renato Henrique e Luisinho quase marcaram, mas o goleiro Renan trabalhou bem quando exigido. Porém, municiou o rubro-negro com o contragolpe. E o título foi sacramentado aos 38 minutos, Vagner Love recebeu passe de Luciano Juba e acionou Gabriel Santos. O atacante dominou na área e finalizou no canto de Jean para confirmar o título do Sport.
Com o resultado, o Leão da Ilha do Retiro volta a ser campeão estadual após quatro anos, o 43º de sua história, e amplia para 14 a diferença de conquistas para o segundo maior vencedor, o arquirrival Santa Cruz.