Mais Esportes

Sustentabilidade, empreendedorismo e cultura: projeto Capoeirando realiza palestras com temas transversais na Bahia

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

O Projeto Capoeirando nasceu para transformar a vida dos jovens do município de Conde, no litoral baiano. A iniciativa, que oferece aulas gratuitas de capoeira, realizou neste fim de semana diversas palestras com temas transversais para os alunos. Foram debatidos diversos tópicos como meio-ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo e cultura.

Com o objetivo de auxiliar na formação cidadã dos jovens, as palestras foram conduzidas por profissionais experientes e que estão inseridos nas comunidades atendidas pelo projeto. As conversas foram conduzidas por Cláudio Teles, especialista em gestão ambiental, Ari da Silva, técnico em meio-ambiente, e os integrantes da Polícia Militar da Bahia, Major Ronei e Capitão Bruno.

O Capoeirando é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio da Ferbasa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Publicidade

Para Hagmar Madeira, um dos fundadores da De Peito Aberto, o momento foi de muita alegria e emoção. “A Vila do Conde é um local abençoado pela natureza exuberante. Devido a isso, percebemos que precisávamos levar mais do que a Capoeira para os nossos alunos. Decidimos, então, que era muito importante passar para esses jovens o conhecimento de como preservar o meio-ambiente e, a partir disso, fazer a economia girar. Estou muito grato a todos os envolvidos nesse projeto”, disse.

Para promover a inclusão e preservar a rica herança cultural afro-brasileira, o Projeto Capoeirando beneficia 200 participantes com idade entre 6 e 17 anos. A iniciativa oferece aulas gratuitas para crianças e jovens, proporcionando não apenas instrução na arte da capoeira, mas também valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.  

Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Ferbasa, Iveco, Grupo CNH, White Martins, MRN e Vale, entre outros.

A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.  

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.   

A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile