Tênis
Tênis Clube Paulista sedia maior Congresso de técnicos com presenças ilustres
Curso bate recorde no mundo com 170 treinadores
— Continua depois da publicidade —
O Tênis Clube Paulista recebe o primeiro curso para treinadores e professores de tênis realizado no Brasil com certificado da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A GPTCA é a única entidade para treinadores de tênis do mundo reconhecida pela ATP.
O projeto do Tênis Clube Paulista receber esta edição do curso surgiu após uma conversa entre Carlos Omaki, treinador responsável pela escola de tênis do clube e do programa de treinamento competitivo em nível infanto-juvenil e adulto e o treinador e presidente brasileiro da entidade GPTCA Carlos Kirmayr, que tomou a iniciativa da organização da primeira edição de um curso dado pela GPTCA, no Brasil, única entidade de formação de treinadores reconhecida pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
“Eu sugeri ao Kirmayr que nós poderíamos receber bem esse evento, dentro do Tênis Clube. Após esta conversa com ele, nós conversamos com a presidência e a diretoria, nas figuras do presidente Paulo de Mauro, do diretor Jorge Ferrari e do diretor de tênis Celso Fugiura, que decidiram abrir as portas e ceder gentilmente espaço para este importante evento”, revela Omaki.
Visualizando a importância do país receber pela primeira vez um evento de tal importância, o Tênis Clube Paulista não está poupando esforços para receber todos os participantes da melhor forma possível. “O clube não cobrou nada, nem por ceder as quadras ou o salão das aulas e palestras. Tivemos uma movimentação do clube inteiro, restaurantes, bares e todas as áreas para recebê-los bem”, pontua Omaki.
O evento conta com aulas e palestras de formação dadas por nomes como Alberto Castellani, Carlos Kyrmair, Claudio Pistolesi, Fernando Segal e Haroldo Zwetsch. O espanhol Toni Nadal, responsável técnico da Rafa Nadal Tennis Academy, e o treinador de Bia Haddad, Rafael Paciaroni participarão do evento com palestras online.
Pela primeira vez realizado no Brasil, o congresso conta com a participação de 170 treinadores de todas as partes do país em busca de formação. O número de inscritos faz com que esta edição do congresso supere a maior marca já realizada em formações da GPTCA, que contou com 120 participantes em edição anterior realizada na Grécia.
Em simultâneo, a entidade internacional também está realizando um congresso similar na Alemanha e a edição europeia conta com a presença de 70 treinadores.
O evento ocorre entre esta sexta-feira, 27 de setembro e o domingo, 29.
O congresso contou com a participação de 10 integrantes do COT, sendo dois preparadores físicos Haroldo Omaki coordenador da área de preparação física do COT e João Pedro Omaki, os professores Breno Tanaka, Jonas Santana, Genivaldo de Araujo, Janio dos Santos, Carlos Eduardo Souza, Adilson Campos de Oliveira, Marina Danzini uma das poucas mulheres no congresso e o próprio Carlos Omaki.
Sobre Carlos Omaki
Carlos Omaki é treinador de tênis há 41 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do tênis brasileiro, é proprietário da Carlos Omaki Tênis (COT) tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athlético Paulistano e Tênis Clube Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 500 atletas na cidade de São Paulo. É o coordenador técnico do Instituto Primeiro Serviço.