Outro lado

Textor divulga vídeo e acusa Rafael Traci de manipular lance em vitória do Palmeiras

Presidente do Botafogo SAF analisa lance da expulsão de Adryelson, quando o Fogão vencia por 3 a 1

Publicado em

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
— Continua depois da publicidade —

John Textor usou as redes sociais na noite desta quarta (05) para acusar o árbitro Rafael Traci de manipular as imagens do VAR de modo a interferir na decisão do árbitro Bráulio Machado, que apitava o duelo entre Botafogo e Palmeiras, pelo Brasileirão de 2023.

Em uma vídeo de 4 minutos e 19 segundos, o empresário americano aponta detalhes da expulsão do zagueiro Adryelson, quando o Botafogo vencia por 3 a 1. Segundo o vídeo, Traci deliberadamente pausa as imagens para induzir Machado a interpretar que Breno Lopes, do Palmeiras, estava em situação de DOGSO, sigla para apontar chance clara e manifesta de gol.

A decisão inicial do árbitro foi de apresentar o cartão amarelo para o zagueiro alvinegro, mas com a chamada ao VAR, Bráulio expulsou o atleta. De acordo com Textor, essa chamada foi determinante para o Palmeiras virar a partida, vencer por 4 a 3 e reduzir a diferença na tabela. Posteriormente, o time paulista acabou ultrapassando o carioca e vencendo o campeonato.

Publicidade

Na visão do dono do Botafogo SAF, fica claro que Breno Lopes não tinha a direção do gol nem o controle da bola, pontos que excluiriam a hipótese de DOGSO.

— Traci instrui o operador de replay a parar o vídeo em uma “imagem congelada”… para dar a FALSA impressão de que a bola está perfeitamente dominada no pé do jogador do Palmeiras. TRACI manipula o replay do vídeo para que MACHADO veja uma imagem da perfeita posse e controle de bola que, na verdade, NUNCA existiu – diz a legenda.

O vídeo faz mais uma acusação contra Rafael Traci, afirmando que o profissional decidiu não mostrar um ângulo que permitiria visualizar que Adryelson tocou na bola antes de Breno Lopes.

— Havia um ângulo de câmera melhor para mostrar? (…) Porque este é o ângulo da câmera que o árbitro de VAR TRACI não permitiu que o árbitro de campo visse (…) Resta uma pergunta ao Sr. Traci: Por que a apresentação do vídeo foi manipulada para dar a falsa impressão de posse e controle; e porque a o melhor ângulo não foi compartilhado com o árbitro de campo? — diz outro trecho.

Trecho do vídeo divulgado por John Textor (Foto: Reprodução / Instagram John Textor)

A postagem acontece horas depois da participação de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas no Senado. Durante a sabatina, a dirigente alviverde defendeu que John Textor seja banido do futebol caso não se comprovassem as acusações de manipulação de resultados apontadas pelo empresário.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile