Futebol Internacional
Thiago Alcântra anuncia sua aposentadoria do futebol aos 33 anos
O último clube de sua carreira foi o Liverpool, onde estava desde 2020
— Continua depois da publicidade —
O meia Thiago Alcântara, brasileiro naturalizado espanhol, anunciou sua aposentadoria dos gramados aos 33 anos. Seu último clube foi o Liverpool, onde estava desde o ano de 2020. Na última temporada, o jogador sofreu com lesões em sequência e disputou apenas um jogo em seu último ano de contrato com os Reds. Há algumas semanas atrás, o clube de Merseyside anunciou que não renovaria seu contrato, que se encerrou no último dia 30 de junho.
Por meio de suas redes sociais, o jogador agradeceu quem acompanhou sua trajetória dentro dos gramados e disse estar grato pelo tempo que desfrutou.
— Estarei sempre disposto a retribuir o que me foi dado e sou grato pelo tempo que desfrutei. Obrigado, futebol. E a todos que me acompanharam e me tornaram um jogador e uma pessoa melhor ao longo do caminho — escreveu Thiago nas redes sociais.
Thiago é filho do ex-jogador Mazinho, campeão da Copa de 1994 com a seleção brasileira, Thiago nasceu em San Pietro Vernotico, na Itália, no período em que seu pai atuava pelo Lecce. Quando tinha apenas três anos, se mudou para a Espanha, acompanhando a carreira de seu pai, que atuou pelo Valencia e, depois, passou pelo Celta de Vigo.
Ele poderia ter defendido a seleção brasileira, mas optou por defender a Espanha, onde jogou 46 vezes e marcou dois gols. Além disso, disputou pela Fúria a Copa do Mundo da Rússia-2018 e a Eurocopa-2020, mas que foi realizada em 2021.
Revelado pelo Barcelona, Thiago Alcântara ficou no clube Blaugrana entre 2009 até 2013, conquistando 10 títulos no clube que o revelou para o futebol, onde marcou 11 gols. Após isso, o jogador se transferiu para o Bayern de Munique, a pedido de Pep Guardiola, que havia sido seu técnico no Barça, Thiago passou sete temporadas atuando pelos bávaros, onde conquistou 16 títulos, marcou 31 e deu 37 assistências. Em setembro de 2020, Thiago se transferiu para o Liverpool, onde atuou as últimas quatro temporadas de sua carreira, neste período venceu dois títulos, além de ter marcado três gols e de ter dado seis assistências.