Copa do Mundo - Qatar 2022
Thiery Henry, Preud’homme, Vermaelen e Kompany são possíveis substitutos de Martínez na Bélgica
— Continua depois da publicidade —
Com o empate em 0 a 0 diante da Croácia, a Bélgica foi eliminada da Copa do Mundo do Qatar. Após a partida, o técnico Roberto Martinez anunciou sua saída, em entrevista coletiva, o que gerou diversas especulações de comentaristas e da imprensa local.
Entre os nomes especulados e os que estão entre os favoritos estão o ex-zagueiro Vicent Kompany, o ex-goleiro Michel Preud’homme, o ex-atacante francês Thierry Henry, além do belga Vermaelen, os dois últimos são auxiliares técnicos da seleção belga e estiveram trabalhando com Roberto Martínez.
Um dos pontos que pesa bastante para a escolha é conhecer o ambiente. O nome de Thierry, por exemplo, veio à tona em um contexto de trabalho de maneira interino para comandar uma transição e renovação na seleção belga.
Já Vermaelen é um dos que mais tem chamado a atenção e apontado por ex-jogadores e comentaristas como o nome mais forte até então para substituir Martínez. Vermaelen se aposentou no início deste ano, e assumiu a posição de auxiliar do espanhol que assumiu sua saída da seleção belga após eliminação para a Croácia.
+ Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Preud’homme até mesmo antes da Copa do Mundo era cotado para assumir a Bélgica. Em outubro já havia notícias na imprensa local dizendo que o ex-goleiro poderia ser o sucessor de Roberto Martínez.
Kompany, por sua vez, foi um nome cotado, mas concorre por fora nessa disputa. Até mesmo Loius Van Gaal, técnico da Holanda, é um dos nomes especulados, mas ele comentou em entrevista coletiva que está focado com a seleção holandesa na Copa do Mundo e ressaltou: “Eu já disse que, se formos campeões mundiais, o mundo é tão oportunista que haverá ofertas. Veremos.”
Além de Thierry, Vermaelen, Kompany e Preud’homme, estão entre os nomes o belga Philippe Clement, ex-zagueiro comandante do Mônaco e segundo alguns comentaristas locais, Frank Vercauteren, ex-Anderlecht e Hein Vanhaezebrouck, técnico do Gent.