Z - Agência ENM
Time brasileiro vai disputar regata de alto nível na Espanha
Gaúchos na TP52 Super Series Puerto Portals Sailing Week
— Continua depois da publicidade —
A equipe brasileira do Crioula, liderada pelos irmãos Eduardo e Renato Plass, está confirmada para participar da TP52 Super Series Puerto Portals Sailing Week, que ocorrerá de 27 de agosto a 1º de setembro na Espanha.
A atual vice-campeã da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se une a outras 12 equipes para competir a bordo do moderno barco TP52 no quarto evento da série de 2024.
Considerado o melhor circuito de monocascos do Grande Prêmio do Mundo, o evento reúne atletas campeões olímpicos e mundiais. O Crioula, representando o Veleiros do Sul de Porto Alegre (RS), adquiriu em 2021 o antigo barco Paprec e desde então tem conquistado as principais competições no Brasil.
O tático da equipe, o gaúcho Samuel Albrecht, acredita que o entrosamento entre os velejadores será crucial para enfrentar as maiores potências do planeta. “Nosso time é formado por bons velejadores, todos com muita experiência”.
”O grande segredo que temos é o trabalho em equipe,” afirma Samuel. “Somos amigos, e temos vários amadores que velejam muito bem e que poderiam ser profissionais. Também trabalhamos com jovens do nosso clube e região, ajudando a treinar melhores velejadores para o futuro.”
Com o TP52, o Crioula planeja competir na série mundial, além de participar de outros campeonatos na classe ORC. “Estamos muito empolgados. Acho que o nível é muito alto, e o foco inicial é fazer o proprietário feliz e realizar algumas boas regatas”.
”O resultado não é necessariamente importante agora, é uma questão de aprendizado,” conclui Samuel Albrecht.
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) é a principal entidade promotora da vela oceânica no Brasil. Como braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO organiza competições anuais e contribui para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A gestão atual da ABVO conta com o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º Vice-Comodoro.