Juventude
Título da Copa do Brasil do Juventude faz 23 anos
— Continua depois da publicidade —
No dia 27 de junho de 1999, o Juventude se consagrava campeão da Copa do Brasil. Foi o primeiro e único título da competição que a equipe do Papo conquistou, na ocasião, sendo campeão em cima do Botafogo em pleno Maracanã na final. A conquista levou o Juventude para a Libertadores de 2000, sendo até hoje, o único clube do interior gaúcho à disputar a competição mais importante da América Latina.
Em sua trajetória até o título, o Juventude passou por CR Guará, Fluminense, Corinthians, Bahia nas quartas de finais e o Internacional nas semifinais. Na Copa do Brasil foram 11 jogos com 6 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, tendo marcado 25 gols, sendo o melhor ataque da competição e sofrendo 9 tentos.
Para saber tudo sobre o Juventude, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O primeiro jogo da final da Copa do Brasil aconteceu no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a disputa terminou em 2 a 1 para a equipe gaúcha com gols de Fernando Rech e Márcio Mixirica, o lateral-direito Dênis descontou para o Botafogo e com uma arbitragem polêmica por trás do juiz Márcio Rezende de Freitas. O jogo aconteceu em um Maracanã lotado, sendo o maior público já registrado na competição, mas o placar não saiu do 0 a 0. O treinador Valmir Louruz foi o grande comandante na conquista do time alviverde.
Na edição atual da Copa do Brasil o Juventude caiu na terceira fase para o São Paulo, o primeiro jogo no Alfredo Jaconi foi 2 a 2, porém, no jogo da volta o tricolor saiu vitorioso após fazer 2 a 0 no Morumbi. Nas fases anteriores o Juventude passou por Porto Velho pelo placar de 2 a 1 e pelo Real Noroeste por 1 a 0.