Futebol Internacional
Título da Libertadores vale vaga em dois Mundiais de Clubes
Fluminense e Boca Juniors fazem a final da Conmebol Libertadores 2023, no dia 4 de novembro, no Maracanã. O horário ainda será definido.
— Continua depois da publicidade —
O time que conquistar o título da Copa Conmebol Libertadores no dia 4 de novembro, no Maracanã, vai ter vaga garantida em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. Fluminense e Boca Juniors farão duelo pela grande decisão da competição para definir o campeão.
A primeira já acontece neste ano, entre 12 e 22 de dezembro, no Mundial a ser disputado na Arábia Saudita, no formato atual com sete clubes, que a Fifa já anunciou que vai aposentar em breve. Posteriormente, garante presença em 2025, na primeira edição do novo Mundial de Clubes, com 32 clubes, que será organizado pelos Estados Unidos como evento-teste para a Copa de 2026.
A Conmebol já determinou que quatro delas serão ocupadas pelos campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024. Desta forma, Palmeiras (campeão de 2021) e Flamengo (2022) também já estão garantidos na disputa. Além dos campeões, mais duas vagas serão ocupadas, mas a Conmebol ainda irá fazer uma análise do ranking para classificação das equipes.
Os times da Copa Sul-Americana podem ser beneficiados com o novo formato do Mundial, porém ainda será definido nos próximos anos.