Torcedores do Atlético de Madrid cometem ataques racistas contra Vinicius Junior
— Continua depois da publicidade —
Ponta-esquerda de peso, Vinicius Junior é na atualidade um dos grandes nomes do futebol mundial, além de grande referência para o torcedor brasileiro. Infelizmente, seu talento, capacidade e carisma não foram suficientes para paralisar as ofensas racistas que vem sofrendo, por parte de torcedores de times rivais do Real Madrid.
Dessa vez, torcedores do Atlético de Madrid penduraram em uma ponte da cidade, um boneco utilizando a camisa de Vinicius Junior, simulando o enforcamento do jogador. Eles ainda puseram junto, uma faixa com os dizeres “Madrid odeia o Real”, em alusão ao lema da torcida organizada.
Em dezembro, a torcida do Real Valladolid atacou Vinicius no estádio, arremessando objetos próximo de onde estava o atleta. Ronaldo Nazário, proprietário do clube, se solidarizou com Vinicius na ocasião, e o tema vem sendo tratado e discutido, inclusive, Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, acredita que o assunto precisa ser abordado de maneira mais assertiva.
O Atlético de Madrid se manifestou na manhã desta quinta-feira (26), e em nota, repudiou os atos que ocorreram:
“Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.“
A CBF também manifestou apoio ao jogador:
O Real Madrid, time defendido pelo Jogador, também se manifestou:
“O Real Madrid C.F. agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius.
Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam.
Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa.
O Real Madrid está confiante de que expurguem todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível.“
O presidente da La Liga, o Campeonato Espanhol, também se manifestou por meios das redes sociais: