Mais Esportes

Tour de France em Campos do Jordão terá temperatura elevada

Os termômetros devem registrar mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, quase 10 graus acima do que na versão de 2022 no mesmo local e período do ano. São esperados para a prova 3.600 atletas de todas as regiões do país.

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

A previsão de temperatura para o evento L’Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentado pelo Santander neste domingo (24) é significativamente acima da média histórica para o mês de setembro no Vale do Paraíba.

Consciente das mudanças climáticas em 2023, a organização da competição está tomando medidas proativas para garantir o bem-estar dos participantes nos dois percursos, de 107 km e 66 km, com elevações de 2.300 m e 1.300 m, respectivamente.

A primeira largada está agendada para as 6h, com mais de 18 mil litros de água disponíveis para os ciclistas.

Publicidade

Os termômetros devem marcar uma temperatura mínima de 17 graus Celsius e uma máxima de 26 graus Celsius, quase 10 graus acima do que foi registrado na edição de 2022, realizada no mesmo local e período do ano.

Espera-se a participação de 3.600 atletas de todas as regiões do Brasil na prova.

“Ficamos cada vez mais atentos a situações extremas no L’Étape, e como organizadores, é nosso dever estar preparados”.

”Tanto o frio intenso quanto o calor excessivo podem afetar os ciclistas. Portanto, estamos reforçando a disponibilidade de água, a refrigeração de bebidas e alimentos, e temos uma equipe médica preparada para intervir em caso de necessidade, especialmente relacionada à desidratação”, afirmou Fernando Cheles, diretor da prova.

“Mesmo em uma região montanhosa, a temperatura deve estar acima do normal. À medida que os competidores enfrentam a elevação acumulada de mais de 2.000 metros, o esforço percebido se torna ainda mais desafiador. Nosso objetivo principal é garantir a melhor experiência para todos os participantes.”

A retirada dos kits acontecerá nos dias 22 de setembro, das 12h às 20h, e 23 de setembro, das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão, onde a prova terá início.

Esta é a nona edição do L’Étape no Brasil. O evento, considerado a maior prova amadora de ciclismo da América Latina, começou nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e agora possui três etapas no Brasil: Cunha, Rio de Janeiro e Campos do Jordão.

No L’Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentado pelo Santander, os participantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência completa do Tour de France, a mais famosa prova de ciclismo do mundo.

O Village, além de servir como ponto de retirada de kit e ponto de encontro para os ciclistas, também conta com expositores e patrocinadores que apresentam as últimas tendências do mundo do ciclismo.

Grandes empresas do mercado, como Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, estão presentes como patrocinadores do evento.

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das competições mais destacadas no cenário do ciclismo amador do país, com três etapas nacionais. Em 2023, o L’Étape passou por Cunha (SP) em abril e pelo Rio de Janeiro (RJ) em junho. As inscrições para as duas etapas de 2024 já estão abertas.

Foto: Letape Brasil

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile