Tour de France no Rio de Janeiro (RJ) será neste domingo (25)

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander chega pela terceira vez à Cidade Maravilhosa

A organização do L’Étape Rio promoveu, neste sábado (24), o segundo e penúltimo dia do Village, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O espaço é dedicado à confraternização dos ciclistas e fãs do evento, mas também à palestras, alimentação e ativações.

As largadas serão neste domingo (25), também no Aterro do Flamengo, às 6h. São 1.800 ciclistas inscritos, que farão o percurso curto (55 km) ou longo (110 km), sempre com chegada na própria Marina. Os atletas, profissionais ou amadores, vão passar por pontos turísticos da cidade como as praias da Zona Sul, bem como a Mesa do Imperador e Vista Chinesa.

Publicidade

É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro (RJ) e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão (SP), em setembro.

O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

São 20 provas do L’Étape by Tour de France espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça,  Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

”A prova do Rio de Janeiro é muito técnica e exige dos atletas uma preparação muito boa para concluir o percurso, seja o longo ou o curto, em um tempo bom. Apesar de não ser um trajeto com muitas subidas, os atletas amadores devem prestar atenção na altimetria e não gastar o gás”, revelou Fernando Cheles, diretor de prova.

Vale reforçar que no percurso curto, a altimetria acumulada é de 650 metros. Já no longo, serão 1300 metros, uma diferença de 200 metros a mais, o que equivale a um prédio de 70 andares.

Desafios no percurso

A prova terá desafios no meio do percurso, como o Sprint Santander, trecho estabelecido após o término da parte montanhosa do percurso e inspirado na dinâmica de um velódromo. O trecho tem 800 metros em linha reta para acelerar e embalar ao máximo a bicicleta antes dos 200 metros finais que serão cronometrados!

O Desafio Rei e Rainha da Montanha Specialized premiará o melhor tempo de escalada, masculino e feminino,na montanha em direção ao topo dos Alpes Cariocas, desde o Jardim Botânico até o topo na Mesa do Imperador. Serão 4 km de extensão com 9,3% de inclinação média cronometrados. Uma montanha curta e intensa! Somente os atletas inscritos no percurso longo (110km) são elegíveis para o desafio. 

Para os estreantes ou menos experientes no pedal,  L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander terá dois pacers para apoiar os ciclistas, tanto no curto quanto no percurso longo. A tendência é que os atletas façam média a prova maior em mais de 3 horas e 45 minutos.

”A função do Pacer é principalmente trazer essa galera com segurança e técnica no final da prova. Saímos no último pelotão e acompanhamos as pessoas que estão, na maioria das vezes, pela primeira vez”.

”Aqui no Rio de Janeiro, é preciso ficar atento às descidas. É muito importante descer com calma, pois o trecho é bem sinuoso. E na parte final da prova, os ciclistas começam a ter câimbra e nossa função é orientar e dar dicas do que suplementar para chegar até o final”, contou Vinicius Ferreira, Pacer oficial do L’Étape Brasil.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile