Saúde

Treino e álcool? Médico Geovane Júnior aponta riscos do uso exagerado por atletas

Publicado em

Foto: Arquivo pessoal
— Continua depois da publicidade —

No esporte, os atletas têm muito a perder com o consumo de álcool. Os riscos de problemas são grandes, principalmente nos treinos de musculação. Por isto, uma grande pergunta que os especialistas recebem de quem pratica atividade física é: posso beber? O Esporte News Mundo procurou o médico Geovane Júnior para explicar os cenários existentes.

– Essa pergunta recebo muito dos meus pacientes, “doutor, posso beber?”, “em que quantidade?”. Então, ao pensarmos em performance esportiva, hipertrofia muscular, é melhor deixarmos os fatos falarem por si mesmos – apontou o médico para a reportagem.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Treino e dieta para atletas: médico Geovane Júnior explica importância da intensidade

Médico Geovane Júnior dá dicas a atletas para emagrecimento e hipertrofia

Médico Geovane Júnior aponta motivos para atletas não fazerem dietas muito restritivas

Para viver mais: médico Geovane Júnior explica faixas necessárias de perda de peso para uma vida melhor

O médico Geovane Júnior listou alguns dos efeitos provocados pelo álcool no corpo humano: queda da testosterona, aumento do cortisol (antagonista da testosterona, o que provoca a quebra muscular), inibição das vias de sinalização celular para hipertrofia (mTor), diminuição da sensibilidade à insulina, além do aumento da prolactina (o que diminui os hormônios anabólicos).

– Uma conclusão que podemos ter deste caso é que o álcool inibe a síntese protéica e aumenta a quebra muscular, o que prejudica muito os atletas, praticantes de atividade física e musculação, via a hipertrofia. Costumo dizer que os resultados de qualquer pessoa são proporcionais ao esforço, e com isto, as metas são melhores sem o consumo de álcool – finalizou o médico.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile