Futebol Internacional
Tudo o que você precisa saber sobre a Premier League 2020/21
— Continua depois da publicidade —
Já neste fim de semana, o campeonato europeu mais disputado irá iniciar uma nova temporada e, mais uma vez, rodeada de expectativas. De acordo com o calendário da Football Assossiation, a Premier League 2020/21 terá seu início dia 12 de setembro de 2020 e fechará a temporada em 16 de maio de 2021.
O jogo de abertura será Fulham x Arsenal, no Craven Cottage, neste sábado (12) às 8h30, pelo horário de Brasília. O campeão Liverpool também estreia no sábado às 13h30 contra o campeão da segundona, o Leeds United, em Anfield.
FAVORITOS AO TÍTULO
Pela primeira vez na era Premier League (que começou nesse formato em 1992), o Liverpool irá defender o título. Campeão incontestável na temporada passada, os Reds mantiveram o time base campeão inglês em 2019/20. Ainda há a especulação de um acordo com Thiago Alcântara, mas as negociações são complicadas, segundo a imprensa local.
Mesmo com a manutenção da equipe, o desafio do Liverpool em conseguir o bicampeonato não é fácil. O principal concorrente na disputa é o também poderoso Manchester City de Pep Guardiola, que foi campeão nas duas edições anteriores ao título dos Reds. Os Citizens se reforçaram, tanto no ataque quanto na defesa, tida como “calcanhar de Aquiles” do time.
Um fator que se mostra cada vez mais importante na corrida pela Premier League é a quantidade altíssima de pontos dos últimos três campeões. Manchester City em 2017/18 atingiu a marca histórica de 100 pontos. Em 2018/19, o mesmo City conquistou a taça com 98 pontos em disputa acirrada com o Liverpool, que terminou com 97. O Liverpool, atual campeão, levou a Premier League com 99 pontos. A tendência é a manutenção do alto nível competitivo na disputa pelo troféu.
NOVO DESAFIANTE?
O Chelsea fez uma janela de transferência invejável. Não faltaram contratações de peso para os Blues; Timo Werner, Hakim Ziyech, Kai Havertz, Thiago Silva, Sarr e Chiwell são os novos nomes em Stamford Bridge.
Impedido de contratar na temporada anterior por conta de uma punição da FIFA, o Chelsea gastou todo o dinheiro da venda de Eden Hazard em um enorme “upgrade” no elenco. Frank Lampard, que fez um ótimo trabalho com muitos jogadores da base em 2019/20, tem em mãos um timaço para a disputa da Premier League.
O questionamento, agora, é se essa versão 2020/21 do Chelsea é capaz de brigar diretamente com Liverpool e City, os dois times que monopolizaram a disputa nas últimas três temporadas. Resta acompanhar de perto a nova temporada, que ganha ainda mais tempero com um um possível novo concorrente ao título de campeão da Inglaterra.
UM UNITED JOVEM E RENOVADO
Com uma boa arrancada para garantir a vaga na Champions, o Manchester United conta com o reforço do ex-Ajax Van de Beek, para o meio de campo do time. Os Red Devils ainda tentam a contratação do jovem Jadon Sancho, junto ao Borussia Dortmund, mas as negociações não são das mais fáceis.
O time do lado vermelho de Manchester busca se consolidar ainda mais na disputa por algo maior dentro da Premier League. Nos últimos anos, o United não tem conseguido campanhas à altura de quem, outrora, ganhava títulos ingleses todo ano, praticamente. E a chave desse processo, para muitos, é a renovação.
Martial, Rashford, Greenwood no ataque, Bruno Fernandes, Pogba e agora Van de Beek no meio. Esses nomes já se provaram excelentes, mesmo que às vezes apresentem oscilação. O trabalho de Solskaer é buscar mais solidez e regularidade para o maior campeão da Premier League.
VAGAS NA EUROPA BEM REPRESENTADAS?
A disputa pelo Top 4 da Premier League é sempre algo que salta aos olhos. Praticamente todo ano a briga por vaga em competições europeias reserva grandes emoções. Em 2020/21, não será diferente.
O Arsenal busca uma vaga depois de alguns anos sem presença na Champions League. Seu maior rival, o Tottenham, busca reabilitação depois de uma temporada aquém de um vice na Liga dos Campeões em 2019.
A novidade na disputa pode ser o Everton, de Carlo Ancelotti, que conta com reforços de qualidade: Allan, ex-Napoli e James Rodriguez, ex-Real Madrid e Doucouré, ex- Watford são nomes que empolgam o torcedor Toffee, que desejam ver o time de Goodison Park disputando a Champions. A combinação de jogadores de renome com um trabalho de um técnico experiente e vencedor pode ser a chave para o Everton, enfim, ir bem em uma Premier League.
PARA FICAR DE OLHO
O Wolverhampton de Nuno Espírito Santo já mostrou nas duas temporadas anteriores que tem calibre para de bater de frente com os “grandões” da Inglaterra. Com uma quantia elevada de jogadores da Seleção Portuguesa, os Lobos são a principal equipe fora dos “6 grandes” da Premier League.
Do outro lado, as Raposas do Leicester. O time já surpreendeu há algumas temporadas, quando conseguiu conquistar a Premier League de maneira épica e inesperada. Na temporada passada, chegou a lutar pelo vice, mas perdeu força nas rodadas finais e ficou de fora até da Champions. Mas as expectativas em Leicester estão altas, muito pelo que o time já mostrou ser capaz de fazer na Premier League.
NOVIDADES
A Premier League será a única das grandes ligas europeias que vai voltar com o esquema de três substituições. A mudança na regra, que permitia até cinco alterações por jogo, foi uma forma de não prejudicar a parte física dos atletas e foi adotada no retorno dos jogos após a parada da pandemia da COVID-19.
Os jogos seguirão sem público nos estádios. A decisão do retorno da torcida era prevista para o começo de Outubro, mas o governo do Reino Unido decidiu revisar a decisão.
BRASILEIROS
A edição 2020/21 da Premier League será a com o maior número de brasileiros de toda a história. Ao todo, 25 jogadores nascidos no Brasil irão participar desta edição do Campeonato Inglês. Confira quais são os times mais “brasileiros” da liga inglesa.
- Arsenal (4): Gabriel Martinelli, Gabriel Magalhães, David Luiz e Willian
- Manchester City (4): Ederson, Fernandinho, Yan Couto e Gabriel Jesus
- Liverpool (3): Alisson, Fabinho e Firmino
- Everton (3): Allan, Bernard e Richarlison
- Manchester United (2): Fred e Andreas Pereira
- Aston Villa (2): Douglas Luiz e Wesley
- Wolverhampton (2): Marçal e Léo Bonatini
- Tottenham (1): Lucas Moura
- West Ham (1): Felipe Anderson
- Newcastle (1): Joeliton
- West Bromwich (1): Matheus Pereira
- Brighton (1): Bernardo
CONFIRA AS EQUIPES QUE DISPUTARÃO A PREMIER LEAGUE 2020/21
- Arsenal
- Aston Villa
- Brighton
- Burnley
- Chelsea
- Crystal Palace
- Everton
- Fulham
- Leeds United
- Leicester City
- Liverpool
- Manchester City
- Manchester United
- Newcastle United
- Sheffield United
- Southampton
- Tottenham
- West Bromwich
- West Ham
- Wolverhampton